O merengue para bolo é um tipo de decoração que não pode faltar no seu caderno de receitas. É capaz de deixar qualquer bolo simples mais belo e profissional, mas se engana quem pensa que é uma receita difícil.
O merengue nada mais é do que a mistura de claras de ovo batidas com açúcar ou adição de outros ingredientes secretos. Aqui vale uma ressalva, o interessante é sempre optar pelo açúcar de confeiteiro.
Dessa forma, seu merengue fica muito mais cremoso e espumoso. Se você utilizar açúcar cristal, o merengue poderá ficar um pouco granulado e derreter facilmente.
Portanto, se quer saber como fazer um merengue para bolo perfeito, continue lendo para conferir as dicas que preparei com carinho para você!
Receita tradicional de merengue para bolo
Ingredientes
- 4 claras
- 1 pitada de sal
- 260g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher (sopa) de suco de 1 limão
Modo de preparo
Vale ressaltar que a proporção de ingredientes correta é de 60gr de açúcar para cada clara, mas pode variar dependendo da receita. Então, se quiser aumentar ou diminuir a receita, fique à vontade. Desde que você respeite essa regrinha, não terá problemas. 😉
Tenho aqui no blog um modo de preparo diferente dessa receita de cobertura com clara de ovo e açúcar. Depois dê uma olhada para conhecer também!
Na batedeira, bata somente as claras em velocidade alta por cerca de 5 a 10 minutos, dependendo da potência da sua batedeira. DICA EXTRA: deixe as claras na geladeira de um dia para o outro. Assim, facilitará chegar na consistência ideal rapidinho. 😉
Já adicione o sal e o suco de limão. Eles ajudarão a acelerar esse processo de chegar no ponto ideal.
Quando as claras estiverem em ponto neve, bem firmes, vá adicionando aos poucos o açúcar. Bata sempre, sem parar para não perder o ponto.
Em poucos minutos, você terá um merengue cremoso e firme ao mesmo tempo. Com essa receita, você pode também fazer suspiros para decorar o bolo. Basta colocar em um saco de confeitar, colocar os montinhos em uma assadeira e levar ao forno.
Qual é a diferença do merengue suíço, do francês e do italiano?
Aposto que você já deve ter ouvido falar nesses 3 tipos de merengues, não é mesmo? Mas qual é a diferença entre eles? Qual é o melhor e mais fácil de fazer?
Geralmente, utilizamos mais o merengue francês que é basicamente igual a essa receita que passei. O merengue italiano é feito com calda de açúcar fervente em ponto de bala, o que deixa o merengue bem mais firme.
Já o merengue suíço é feito em banho maria, que consiste em aquecer levemente as claras. É um modo de preparo mais complexo e cuidadoso.
Então, basicamente, a diferença entre eles está no modo de preparo. Faça aí na sua casa e teste cada um deles. 😉
Dica extra para uma decoração profissional!
Branco, brilhante e consistente. É assim que o merengue para bolo se tornou tão famoso. Mas sabia que você pode utilizar algumas alternativas para deixá-lo diferente para cada tipo de bolo?
Você pode colorir normalmente o merengue, com apenas 1 colher (chá) de corante alimentício você consegue um efeito maravilhoso. Já vi por aí decorações com merengue em degradê. Fica lindo!
Outra dica interessante que também acho super chique é aquele tostadinho no merengue. Muito utilizado em tortas, mas nos bolos também fica bonito. Esse efeito você consegue com um maçarico culinário. Rapidinho ele ficará bem dourado e pronto para qualquer festa.
Aliás, o maçarico ajuda a firmar ainda mais o merengue. Sendo assim, indico muito essa decoração para festas, em que o bolo ficará exposto por muito tempo. Assim, o merengue não irá desmoronar e estragar toda sua decoração.
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!