Posso substituir o óleo no bolo por iogurte? Como fazer corretamente

Será que posso substituir o óleo no bolo por iogurte, de forma a ter uma massa certinha, macia e bem assada?

Essa é uma questão que fica diariamente na cabeça de muita gente, afinal, realizar qualquer substituição nos ingredientes sem o mínimo de planejamento e conhecimento, é arriscado e pode facilmente prejudicar a receita.

Pensando em solucionar essa questão, montei um compilado recheado de informação útil. Assim, você não corre o risco de errar ao preparar deliciosos bolos!

Posso substituir o óleo no bolo por iogurte?

posso substituir o óleo no bolo por iogurte

Muitos são os motivos que levam as pessoas a substituírem o óleo no bolo. Seja pela busca da alimentação mais saudável ou simplesmente pela vontade de experimentar receitas diferentes de bolo, é preciso entender a “mecânica” do preparo.

Então, sim, você pode substituir perfeitamente o óleo por iogurte em suas receitas. O óleo cumpre um dos papéis mais importantes na receita, que é dar a estrutura ideal para que o bolo cresça e fique consistente, mas também macio.

Além do mais, o óleo também facilita a homogeneização dos demais ingredientes na receita, já que se trata de uma gordura vegetal.

Já o iogurte, principalmente o natural, traz mais sabor e leveza, uma vez que sua composição mais ácida ameniza as proteínas presentes na farinha. Por sua vez, ele confere mais textura e evita que o bolo acabe quebradiço.

Inclusive, o iogurte também tem uma boa porção de gordura, assim como o óleo, sendo ideal para dar liga e sustentação ao bolo assado.

Como fazer a substituição do óleo por iogurte no bolo?

Agora que você sabe que pode trocar sempre que quiser, ainda é importante compreender como fazer isso da forma correta, não é verdade? Desse modo, montei um pequeno passo a passo para não ter nenhum risco de errar nas medidas:

1. Não invente, siga a receita original

Não adianta, é fundamental seguir a receita à risca para identificar a quantidade certa de iogurte por porção de óleo usado. Somente assim é possível equilibrar as porções e assegurar o crescimento ideal da massa, bem como o sabor.

2. Faça a conversão parcial

Se não quiser arriscar de uma vez, substitua metade do óleo por ¾ de iogurte, ou seja, se a receita pede 1 xícara inteira de óleo, coloque ¼ xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de iogurte natural + ½ xícara (chá) de óleo. Essa combinação fracionada é suficiente para favorecer uma massa fofinha e aerada.

3. Retire todo o óleo da receita apenas com o iogurte

Além de trocar o óleo na receita, planeje fazer o mesmo com o creme de leite. Com isso você elimina todo o óleo e gordura não tão saudáveis, por uma opção que manterá a suavidade e que será benéfica. A proporção é a mesma do iogurte para o creme de leite.

4. Realize a substituição completa do óleo

Agora, se você já decidiu que não quer mais óleo no bolo, utilize apenas iogurte natural no lugar, mantendo a mesma proporção. Vale ressaltar que essa técnica traz ainda umidade à receita e a massa certamente ficará mais “suculenta”.

Em contrapartida, dependendo dos ingredientes da receita, pode ser uma boa ideia diminuir ao menos 1 colher (sopa) de cada ingrediente líquido. Como consequência, seu bolo irá assar perfeitamente, desde o centro até as bordas.

Sugestão de receita de bolo feito com iogurte macio e fofinho

Não há nada melhor para compreender o processo, do que aprender uma receita que leva somente o iogurte no lugar do óleo, não é mesmo?

Antes de mais nada, gostaria de fazer uma sugestão, que é utilizar o iogurte natural ou o desnatado no lugar do óleo. Isso porque ele favorece ainda mais a receita, reduz os níveis de gordura e entrega uma consistência sem igual, anote aí:

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 3 ovos
  • ½ colher (café) de sal
  • 1 iogurte natural/integral sem sabor de 170gr
  • 1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo

  1. Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente.
  2. No liquidificador, coloque os ovos, o iogurte, o leite e o açúcar, batendo por 1 minuto para incorporar.
  3. Em seguida, acrescente o sal e 1 xícara da farinha, bata mais 1 minuto até ficar homogêneo.
  4. Depois, transfira a mistura para uma vasilha grande, adicionando a outra xícara de farinha.
  5. Adicione aos poucos e vá mexendo para ficar lisinho.
  6. Por fim, junte o fermento, dê uma leve misturada, despeja em forma untada e leve ao forno preaquecido a 200° por 35 minutos.

O resultado é um bolo úmido e macio na medida. O importante mesmo é não colocar os ingredientes gelados, pois interferem no desenvolvimento do fermento, ou seja, o bolo pode não crescer e ficar solado. Para mais detalhes, veja o vídeo:

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com amigos e familiares para ajudar ainda mais pessoas. Até a próxima!