O bolo pode ficar até 3 dias fora da refrigeração. Saber quanto tempo um bolo pode ficar fora da geladeira pode ajudar muito a evitar desperdícios, principalmente quando falamos em negócios de venda, e até mesmo evitar algum tipo de intoxicação alimentar.
Portanto, selecionei 6 dicas para ajudar você a conservar melhor as receitas, aumentando a durabilidade e segurança no consumo dos bolos. Vamos conferir?
6 dicas para conservar e aumentar a durabilidade do bolo
1. Prefira sempre a refrigeração para as receitas certas
A realidade é que a durabilidade do bolo depende de muitos aspectos, como os ingredientes utilizados, modo de preparo, tipo da receita, e por aí vai.
Como mostrei, a validade da receita comum, digamos de um bolo de fubá, por exemplo, costuma ser de 3 dias fora da geladeira. Porém, se você quiser aumentar sua durabilidade, o ideal é levar para refrigerar na geladeira em um pote hermético.
A refrigeração consegue prolongar esse bolo por aproximadamente 3 dias a mais na geladeira. Porém, isso já é diferente para uma receita com cobertura, que tenha recheio, frutas e massa mais úmida.
Nesse caso, é obrigatório armazenar na geladeira e a durabilidade segura é de cerca de 3 dias, lembrando de vedar bem o recipiente do bolo para não ressecar com o ar frio da geladeira.
2. Tenha atenção à validade e qualidade dos ingredientes
Outra dica que torna os bolos caseiros mais duradouros e seguros para consumo, é utilizar sempre ingredientes dentro do prazo de validade e, se possível, de maior qualidade.
Obviamente os ingredientes vencidos influenciam para que a receita se torne muito mais perecível. Já os ingredientes de qualidade são produzidos a partir de processos industriais mais rigorosos e que garantem sua integridade.
E isso também serve para bolos com frutas, ou seja, prefira frutas frescas, mas não tão maduras, pois acabam “passando” mais rápido quando manuseadas.
3. A importância de etiquetar corretamente os bolos
Essa dica é especialmente para quem trabalha com a venda de bolos. Na correria da produção, embalagem e entrega dos produtos, é comum deixar passar a anotação correta da validade da receita.
Porém, saiba que seu cliente tem por direito saber e certamente vai perguntar sobre isso. Portanto, etiquetar corretamente os bolos com informações claras e honestas, ajuda nas vendas, fideliza clientes e oferece um consumo mais seguro. 😉
4. Não deixe as frutas de lado, mas saiba incorporá-las
Não há combinação melhor do que bolo com frutas, seja em caldas ou incorporada diretamente no recheio. Contudo, incrementar as receitas com frutas frescas exige certo cuidado, pois algumas costumam liberar mais líquidos, como é o caso do morango.
E isso influencia diretamente na validade do bolo, seja na geladeira ou fora dela. Afinal, há a possibilidade de o bolo azedar com mais rapidez e estragar o que era para ser uma experiência divina, não é mesmo?
Dessa forma, uma dica é cortar as frutas lavadas em pedaços, levar em um recipiente e salpicar açúcar sobre elas, deixando agir por 15 minutos. O açúcar será responsável por absorver praticamente todo o líquido das frutas. Por fim, passe em uma peneira para descartar o líquido e usar.
Essa técnica ajuda a ampliar a validade dos bolos com frutas, pois reduz as chances de o recheio azedar.
5. Receitas com maior teor de gordura duram mais tempo
Você sabia que receitas de bolos com um teor elevado de gordura, duram por muito mais tempo? Isso acontece justamente pela presença de gordura, que retarda o processo químico que faz o bolo estragar.
Como exemplo, temos a receita de bolo amanteigado, muito fácil de fazer e que tem uma duração estendida, especialmente sob refrigeração. Por isso, sempre que possível, prefira utilizar ingredientes que ofereçam essa praticidade.
6. Dê o tratamento adequado aos ingredientes líquidos
E claro, a grande responsável por fazer o bolo durar mais ou menos, é a bactéria, que está presente em tudo. Sendo assim, a ideia é eliminar a maior quantidade possível das receitas.
Para isso, separe todos os ingredientes líquidos, como a água e o leite, e os ferva com antecedência, mas lembrando de deixar esfriar antes do uso. Esse processo simples de fervura ajuda a reduzir o número de agentes que fazem o bolo estragar.
DICA EXTRA para maior qualidade das receitas
Bom, agora você conhece alguns procedimentos para aumentar a durabilidade, mas ainda precisa saber de uma coisa muito importante, principalmente se for para o seu negócio de bolos.
Prefira fazer suas receitas sempre próximo do consumo, a não ser que você tenha alta demanda de pedidos, onde a rotatividade de produtos é grande.
Isso porque quando você leva um bolo comum à refrigeração por alguns dias, a massa tende a ficar mais ressecada e menos elástica, que é quando o bolo começa a ficar duro. Então, quanto menos tempo na geladeira, mas fresco e macio permanece.
Por outro lado, receitas mais complexas, como bolo gelado, certamente devem ir direto para a geladeira.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar e ajudar mais pessoas a preservarem suas receitas. Até a próxima!