Receita de bolo de caco tradicional

Muito se ouve falar sobre a tradicional receita de bolo de caco, mas você conhece? Essa é uma receita também conhecida como panqueca americana, mas se você está atrás da tradicionalíssima, chegou ao lugar certo!

Isso porque a receita raiz mesmo não tem nada de americana ou brasileira. O verdadeiro bolo de caco é tradicional da Ilha da Madeira, que é uma região de Portugal, e seu preparo é bem diferente de uma simples panqueca.

Conheça a seguir a receita de bolo de caco simples que separei especialmente para você. Apesar de ser uma receita bem antiga, não tem segredo algum, pois vou te mostrar os principais macetes para fazer um belo bolo. Acompanhe!

Receita de bolo de caco simples e saborosa

receita de bolo de caco tradicional

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 litro de água
  • Uma colher (sopa) de sal
  • Uma colher (sopa) de açúcar
  • 15 g de fermento biológico fresco (fermento de padeiro)

Modo de preparo

Primeiramente você vai colocar o açúcar e o sal em uma tigela. Separe e aqueça 200ml do total de água da receita, mas não pode ser muito quente, apenas morna é suficiente para não “matar” o fermento.

Sendo assim, coloque o fermento fresco na água morna e mexa até dissolver por completo. Logo após você vai acrescentar a mistura da água com o fermento diretamente na tigela com sal e açúcar. Nessa etapa dê uma leve misturada nos ingredientes.

Em seguida, vá adicionando a farinha e mexendo sempre com as mãos, a fim de incorporar. Ao mesmo tempo é necessário ir adicionando a água morna aos poucos, sempre que perceber que está seco. Repita o processo até que tenha colocado toda a água e a farinha.

Se parar para pensar é quase como se estivesse fazendo um pão caseiro, não é mesmo? Então, vai chegar em um ponto em que perceberá que a massa está com bastante liga, é normal.

O ponto certo é quando estiver mexendo e perceber que ao fazer o movimento de baixo para cima na massa, está formando bolhas de ar. Uma dica é sempre que adicionar água você deve sovar com o punho fechado, facilitando aderir à água.

Por fim, polvilhe farinha em suas mãos e na massa, desgrudando de toda a lateral, pois é hora de deixá-la descansar por 1 hora. Para isso, cubra a tigela com um pano grosso e deixe descansar para que o fermento faça sua parte.

Vale a pena dar uma conferida também -> Dicas e receitas de bolos diferentes e fáceis de fazer 😉

Como assar o bolo de caco da forma mais adequada

como assar bolo de caco

Depois que a massa cresceu e descansou, você voltará a mexer mais um pouco. Para tanto é só separar a massa em aproximadamente 3 partes, espalhar farinha em uma superfície e nas mãos, e começar a misturar novamente a massa com a farinha.

E para que a massa continue crescendo é fundamental moldar uma espécie de formato de pão caseiro mesmo, ou seja, arredondado. Cubra novamente com o pano grosso e deixe repousar por 30 minutos.

Após esse tempo você precisará espalmar para abrir a massa. Procure deixar com pelo menos um palmo de diâmetro e 3 cm de altura. Feito isso com todas massas você vai posicionar uma chapa sobre o fogão e esquentar em fogo médio.

O tempo certo varia muito e você pode notar se está no ponto quando formar aquela “crostinha” de massa assada, sabe quando uma pizza está bem assada? Então, esse é o ponto que deve procurar, mesmo porque se retirar antes corre o risco de ter um bolo cru no centro.

DICA EXTRA: ao invés de utilizar o açúcar, muitas pessoas tradicionalmente também fazem com batata doce. Para a receita que mostrei substitua o açúcar por 250g de batata doce cozida e completamente amassada, e o processo de preparo é o mesmo.

Além disso, diferentes pessoas que fizeram essa receita já me disseram que se deliciaram com uma bela manteiga de alho. Afinal, essa massa fica alta e combina muito bem com um recheio à altura.

Gostou da receita de bolo de caco? Espero que aprecie bastante e tenha mais uma receita para variar o cardápio. Não esqueça de compartilhar as dicas! 😊