Seja para atender um aniversário de família ou entregar um bolo lindo ao cliente, é fundamental entender se um bolo de dois andares precisa de suporte.
Quando falamos em receitas complexas, nas quais um bolo menor sobrepõe uma base maior, a sustentação é indispensável para o bolo chegar inteiro ao destino.
Então, se essa é uma dúvida que você tem, saiba que com ajuda das dicas incríveis que separei, você aprenderá tudo que precisa para dominar essa arte da confeitaria. Confira!
Bolo de dois andares precisa de suporte?
Bom, a resposta mais curta é sim, o bolo de andar precisa de algum tipo de suporte. “Ah, mas e se eu tentasse “colar” com chantilly grosso, ou quem sabe uma ganache mais cremosa, não seria suficiente?”.
Não, é arriscado e o bolo pode afundar sobre a base, perder sua estrutura central e pior, acabar descolando a parte menor do segundo andar. Por isso, o ideal é pensar em trazer um suporte que dê sustentação certeira.
Isso sem contar que quanto mais recheado e pesado for a receita, com recheios encorpados e cremosos, por exemplo, maior a necessidade de escolher o suporte apropriado. Afinal, nós não queremos que todo trabalho acabe arruinado, não é?
E olha, tenho que dizer que acessórios, utensílios e “gambiarras” é o que não falta para você acertar na estrutura mais sólida.
Quais os principais suportes para bolo de dois andares?
Antes de sair colocando qualquer coisa como sustentação, é preciso analisar quais os materiais recomendados e melhor avaliados.
Pensa só se você escolhe um palito de madeira de baixa qualidade e o material acaba soltando farpas na hora de o cliente consumir, que reputação negativa para seu negócio de bolo caseiro, concorda?
Nesse sentido, o suporte mais conhecido é a mesinha própria para bolo de dois andares. Geralmente essa estrutura é feita em polipropileno, material bastante indicado, pois é durável e resistente.
Na realidade, o suporte de mesa é desenvolvido justamente para suportar bolos altos, pois utiliza 3 estacas como base. Além deste, temos também os tubos plásticos fabricados para dar suporte aos bolos.
Porém, normalmente o produto não acompanha a base arredondada, ou seja, será necessário bolar um disco em isopor para consolidar o suporte sobre os tubos.
Inclusive, você encontra também suportes com 6 estacas, banquinho de polipropileno, mas para bolos de dois andares, o suporte com 3 estacas é suficiente!
2 técnicas para improvisar o suporte para bolo de dois andares
Assumindo que o brasileiro tem a “gambiarra” no DNA, não é de se espantar que teríamos algumas versões criadas inteiramente a partir da criatividade. Sendo assim, conheça técnicas que substituem o suporte comprado para improvisar sempre que precisar!
1. Como fazer bolo de andar sem o banquinho
Para ilustrar bem essa técnica, utilizaremos uma receita de bolo com 25cm na base e 15cm no segundo andar. Aliás, usaremos palitos para churrasco, plástico-filme e glucose de milho para dar liga e grudar as partes, veja como:
- Coloque a base maior sobre uma superfície giratória.
- Corte um pedaço redondo de isopor no diâmetro exato da parte superior de 15cm e faça um furo no centro para a base.
- Junte 4 palitos de madeira em um tamanho suficiente para atravessar os dois bolos, mas sem ultrapassar a parte superior.
- Enrole estes palitos em plástico-filme para firmar.
- Em seguida, coloque o disco de isopor no centro do bolo e marque com um palito.
- Depois é só cortar e enrolar mais 6 palitos com a altura da base inferior e perfurar o bolo em formato de triângulo.
- Finalize colocando a base de isopor com glucose no meio e sobre o palito central, assim você tem um bolo bem firme.
Caso tenha se perdido, veja detalhes no vídeo da técnica:
2. Como fazer bolo de andar com pega balão
O princípio dessa técnica segue o esquema anterior, mas ao invés de usar palitos de madeira, a ideia é usar tubo plástico. Sabe aquele tubinho plástico chamado “pega balão”?
Nada mais é do que uma haste de plástico que será usada para formar a base de sustentação. Contudo, ao invés de 3 estacas, prefira colocar 4 pontos de apoio, além do “pino” central da altura dos dois bolos.
Pode ser interessante adicionar chantilly bem espesso, ganache cremosa de chocolate ou qualquer outro tipo de recheio que possa ser usado para “colar” as partes. Por fim, é só espatular o bolo e decorar, acompanhe o vídeo:
DICA EXTRA: se mesmo depois de acompanhar o passo a passo você ficar com receio de que não terá sustentação suficiente, a alternativa é preparar uma mistura de glucose de milho, a fim de espalhar por toda a estrutura plástica!
5 dicas rápidas para montar bolo de dois andares com segurança
O suporte para bolo de dois andares é apenas parte do processo, uma vez que existem alguns cuidados que contribuem para o bolo perfeito. Dessa forma, acompanhe algumas sugestões que facilitam seu trabalho:
- O recheio e a decoração devem ser trabalhados com o bolo sobre a base, evitando problemas de consistência e montagem.
- Prefira fazer os furos das estacas e palitos antes de acomodar a parte superior sobre a base, de modo a diminuir a tensão na massa.
- Coloque 4 estacas na base e um isopor resistente ou base de polipropileno por cima, formando a sustentação ideal.
- Realize marcações sobre a base para que o bolo fique perfeitamente centralizado, trazendo profissionalismo e beleza.
- Invista em bicos de confeitar de qualidade, já que permitem criar decorações dignas de um profissional.
Como última sugestão, nunca deixe de aprender, pois é o aprendizado contínuo que transforma a maneira como preparamos as mais belas receitas de bolo.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!