Não há época melhor para colocar a imaginação para funcionar, criando assim o melhor e mais bonito bolo de natal decorado com frutas.
Essa é uma comemoração mágica e que possibilita inovar nas receitas, de modo a surpreender tanto no sabor quanto visualmente. É por isso que selecionei somente as melhores dicas, sugestões e ideias para ajudar você a se encontrar na cozinha. Confira!
Passo a passo da receita de bolo de natal decorado com frutas
Ingredientes da massa
- 3 ovos
- 1/3 xícara (chá) de uvas passas pretas
- 1 + ½ xícara (chá) de açúcar
- 1/3 xícara (chá) de damasco seco
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1/3 xícara (chá) de frutas cristalizadas
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- ½ xícara (chá) de nozes picadas
- 1 pitada de sal a gosto
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Ingredientes da cobertura
- 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- Leite gelado até dar o ponto
- Cerejas para a decoração
- Açúcar de confeiteiro para a decoração
1. Preparando a massa
Em uma tigela de vidro, coloque os ovos, o açúcar, a manteiga e a baunilha. Agora, pegue a batedeira e bata por cerca de 3 minutos, para agregar os componentes. O ponto certo é quando estiver um creme mais macio e esbranquiçado.
Nesse momento você pode perceber um certo aspecto de talhado, mas não se preocupe, é normal. Isso porque ao incorporar a farinha e o leite, a massa volta à consistência certa.
Em seguida, acrescente a farinha de trigo peneirada aos poucos. Pode dividir o total em 3 partes e ir adicionando, mas aqui você vai intercalar com o leite. Com isso, adicione a farinha, um pouco do leite e vá mexendo com a ajuda de um fuê até acabar.
Nessa etapa, junte o sal e mexa, pois, o próximo passo é juntar as frutas. Para isso, coloque as frutas cristalizadas, o damasco, as uvas passas e as nozes picadas.
O pulo do gato para um bolo de natal bem recheado, é adicionar 1 colher (sopa) de farinha de trigo às frutas e misturar.
Dessa forma, a farinha impede que as frutas desçam ao fundo do bolo. Feito isso, acrescente à massa e misture bem. Por fim, coloque o fermento em pó e dê uma leve misturada. Vamos à escolha da forma.
2. Escolhendo a forma ideal
A verdade é que você pode utilizar qualquer forma, mas dê preferência às formas trabalhadas. Sabe aquelas muito utilizadas para pudim, que entregam um lindo ondulado na massa?
Transfira a mistura para uma forma untada e enfarinhada, levando ao forno preaquecido a 180° por 45 a 50 minutos. Faça o teste do palito para ter certeza e retire do forno para descansar e amornar.
3. Atenção ao ponto da cobertura
Apesar de ter bastante ingrediente, o bolo ainda é simples, porém, bem-feito em seus detalhes. Então, a cobertura também segue na mesma direção.
Peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela. Quanto ao leite, incorpore aos poucos e sempre mexa entre as adições. O ponto que você procura é mais consistente, onde ao levantar a colher, a cobertura caia lentamente.
“Ah, mas eu errei e acabou ficando muito líquida, e agora?”. Sem problemas, você pode ajustar colocando um pouquinho mais de açúcar, e reserve.
4. A decoração é a melhor parte
O bolo assou e está lindo, as frutas estão aparecendo e a maciez é evidente, mas ainda falta a decoração, que deve ser linda, concorda?
Sendo assim, espalhe sobre o bolo aquela maravilhosa e cremosa cobertura, deixando-a escorrer pelas laterais, de forma bem profissional. Em seguida, salpique pedaços de nozes, frutas cristalizadas e damascos sobre a cobertura.
A finalização fica por conta das cerejas, que devem ser colocadas inteiras e com seus cabinhos, pois dá um toque especial. Ah, antes que me esqueça, polvilhe açúcar de confeiteiro para um efeito de “nevado” no bolo, vai ficar incrível!
Bolo de natal decorado: 5 opções de decoração para enriquecer as receitas
- Pasta americana: cubra com pasta americana branca, utilize chantilly cremoso verde sobre casquinhas de sorvete como árvore de natal e polvilhe açúcar de confeitar parecendo neve.
- “Bolo feito de gelo”: cubra com chantilly branco, polvilhe camadas de glitter azul e branco de baixo para cima, dando um efeito de bolo congelado. Finalize com flores de chantilly azul.
- Bolo com flocos de neve: utilizando um bico fino e saco de confeitar, faça pequenos flocos de glacê real sobre um celofane. Espere esfriar por 6 horas e coloque sobre a pasta americana ou chantilly.
- Bolo Rena: a cobertura de chocolate pode ser usada para criar um rosto de uma rena, onde os olhos e o nariz vermelho, são feitos de pasta americana.
- Bolo de roupa de Papai Noel: a decoração do bolo é nas cores e formatos de suas roupas, tudo feito em pasta americana colorida.
Como melhorar as habilidades na hora de fazer uma receita de bolo de natal?
Não adianta, para ousar nas receitas de bolo de natal, é fundamental ter um pouco de conhecimento a mais. Seja para criar decorações avançadas ou combinar recheios com a massa, é preciso ampliar suas habilidades.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e inspirar muitas pessoas. Até a próxima!