Como deixar o bolo de limão verde?

Para que um bolo de limão seja perfeito, ele precisa de leve acidez, aroma cítrico e cor verde viva que dê vontade de comer, mas quem não sabe como deixar o bolo de limão verde, sofre com a diluição da tonalidade na mistura dos ingredientes.

Se você passa por isso, então as dicas deste conteúdo caíram do céu, pois separei tudo que você precisa saber. Acompanhe a leitura!

O segredo de como deixar o bolo de limão verde e irresistível

Como deixar o bolo de limão verde

Dentre todas as características do bolo caseiro, a cor é uma das que mais influenciam no resultado final. Por exemplo, quando você faz bolo de cenoura, você quer que a massa fique bem amarelinha para ter aquele aspecto de cenoura, né?

Isso também vale para bolo de beterraba, bolo de fubá e por aí vai. Então, a cor do bolo influencia diretamente na nossa percepção, mais ainda na ideia que criamos do sabor. E não importa se você vende ou não, bolo de limão tem que ser verde.

Como curiosidade, eu já vi até pessoas colocando espinafre no bolo, muitos dizem que não altera o sabor, mas eu costumo evitar.

Afinal, tudo que você precisa é diluir gelatina em pó sabor limão em leite bem quente. O leite precisa estar quente para ativar e manter a cor viva da gelatina.

Assim, a mistura consegue absorver bem a tonalidade, deixando a massa super verdinha e apetitosa. Mas se você não gosta de bolo de limão com gelatina, o jeito é conhecer outras alternativas mais naturais.

3 alternativas para dar vida à cor do bolo de limão

Embora a gelatina em pó seja perfeita para dar cor ao bolo, ela não deixa de ser um ingrediente artificial. E no universo das receitas de bolo saudável, quanto menos componentes artificiais melhor, concorda?

1. Matchá em pó

Muito utilizado na alta gastronomia e na confeitaria moderna, o matchá verde em pó é ideal para realçar a tonalidade verde do bolo de limão. Caso não conheça, o matchá é um tipo de chá verde, mas com alta concentração da planta.

Além disso, a composição do matchá é um pó super fininho, altamente solúvel e bastante aromático. Por conta disso, é ideal para destacar a cor da mistura e dar um sabor que complementa a potência do limão, principalmente quando usar suco natural.

  1. Quantidade ideal: para uma receita tradicional, você pode usar entre 1 e 2 colheres (sopa) de matchá em pó.
  2. Expectativa: bolo de limão com verde acentuado, equilíbrio no sabor e um leve toque de chá verde perfeito.

2. Pistache fresco

Já o pistache é uma escolha ousada porque é um tanto mais caro, mas pode resolver o problema da cor. Aqui você pode triturar pistache sem casca cru e misturar diretamente na massa.

Além da cor verde homogênea, o pistache agrega um mix de sabor salgado e adocicado ao mesmo tempo. A quantidade média para um bolo clássico varia de ¼ a ½ xícara (chá) de pistache, fica a seu gosto.

3. Aproveite os benefícios do abacate

Como uma última sugestão, e bem mais barata por sinal, dá para usar abacate na mistura do bolo de limão. Porém, é preciso ter cautela para não exagerar porque o abacate é naturalmente oleoso e pode influenciar na consistência da massa.

Recomenda-se usar abacate como complemento para uma receita que não leva gelatina em pó. Com isso a massa ganha uma tonalidade delicada e visualmente linda, claro, sem falar no sabor natural da receita.

  1. Quantidade ideal: para um bolo clássico, use ½ ou ¾ xícaras (chá) de abacate amassado.
  2. Expectativa: bolo de limão com verde suave, mas sabor muito agradável e uma massa super úmida.

Receita de bolo de limão deliciosa e muito simples

E como prometido, aqui está uma receita que escolhi pessoalmente para você, que leva gelatina em pó. Afinal, é importante que você tenha mais facilidade na hora de encontrar os ingredientes, pois pistache é caro e matchá menos difundido:

Ingredientes

  • 3 ovos (temperatura ambiente)
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 250ml de leite quente
  • 100ml de óleo
  • 1 pacotinho de gelatina em pó sabor limão
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

O preparo não poderia ser mais simples, misturar os ingredientes líquidos, lembrando de diluir o pó da gelatina no leite quente. Em seguida, você acrescenta a farinha aos poucos e por último o fermento.

Para finalizar, asse em forno preaquecido a 180° de 40 a 45 minutos, faça o teste do palito e delicie-se.

Quer duas dicas muito especiais? Primeiro, acrescente 1 colher de chá ou café de raspas de limão Taiti ou siciliano. As raspas ajudam na cor e no sabor cítrico do bolo. Transforme a receita com iogurte natural para ter mais cremosidade:

A solução para você que não sabia como deixar o bolo de limão verde

Não há segredo para deixar a massa verde do bolo de limão, ou você usa gelatina em pó sabor limão, ou você apela para outros ingredientes como matchá, pistache e abacate, o importante é saber que é possível aprimorar a receita.

Se você gostou das sugestões de receitas de bolo de limão, compartilhe com quem ainda não descobriu como deixar o bolo de limão verde, até mais!






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *