É comum a gente descartar a casca das frutas ao fazer bolo, mas as receitas de bolo de limão com casca provam que estamos perdendo grandes oportunidades de fazer receitas fantásticas.
Isso porque a casca do limão na receita traz um sabor marcante, pois é um misto de cítrico com um toque de frescor que resulta em um bolo inigualável. E digo mais, quando você aprender a usar a casca nas receitas, nunca mais vai jogar fora.
Então, se a ansiedade está nas alturas, é só acompanhar as ótimas receitas que separei com exclusividade para você se destacar, seja no café da tarde ou da manhã!
4 receitas de bolo de limão com casca marcantes
Para quem pensa que fazer bolo de limão é um bicho de sete cabeças, já que há um mito de que fica azedo, saiba que não há receita mais fácil. Afinal, é só bater tudo no liquidificador, acrescentar o fermento e levar para assar.
Entretanto, o segredo está na hora de bater, visto que a consistência certa favorece uma massa fofinha e aerada.
1. Receita tradicional de bolo de limão com casca
Começando por uma receita simples, temos esse bolo delicioso e macio, que leva os ingredientes tradicionais, como: farinha de trigo, óleo, açúcar, limão com casca, ovos e fermento.
Basta bater os líquidos no liquidificador até homogeneizar, juntando a farinha e mexendo na mão. Por fim, coloque o fermento, misture delicadamente e leve para assar.
O pulo do gato nessa receita – e em todas as demais na verdade – é retirar aquela parte branca que fica no interior do limão. Você pode identificar facilmente ao cortar as fatias, é a parte branca que fica na ponta.
É justamente essa parte que deixa o bolo com gosto amargo. Claro, se você faz parte do time que adora receitas mais amargas, é só deixar, dá certo também.
2. Receita de bolo de limão com casca e crosta crocante
Só existem dois tipos de pessoas quando o assunto é bolo: as que preferem a casca macia, e as que gostam de um toque crocante na casquinha formado na hora de assar. Pensando nisso, minha sugestão é usar:
- 4 colheres (sopa) de margarina
- 4 ovos
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 limão Taiti
- 1 colher (sopa) de fermento
No liquidificador, coloque a margarina, o limão cortado sem a parte branca do meio e o açúcar. Em seguida, bata tudo muito bem até virar um creme.
Depois disso, coloque essa mistura na farinha e mexa até incorporar. Por fim, junte o fermento e misture levemente. O truque para a crosta crocante é untar a forma com manteiga e salpicar uma quantidade generosa de açúcar.
Dessa maneira, o açúcar vai “cristalizar” na hora de assar, ficando com um toque diferente e muito saboroso. Veja o vídeo da receita:
3. Receita de bolo de limão com a fruta inteira e calda cremosa
Essa receita é para os amantes daquele tradicional bolo do café da tarde, sabe aquele bolinho finalizado com cobertura doce e cremosa?
Então, a base do preparo é a mesma, ou seja, você vai usar margarina, 1 ou 2 limões inteiros, farinha, açúcar, ovos e fermento. Até aqui não tem segredo, correto?
Contudo, o “glamour” da receita está na calda feita com 1 xícara (chá) de açúcar e suco de 1 limão grande. Por sua vez, adicione o limão aos poucos, misture até ganhar consistência e leve em banho maria até virar um creme quase solúvel, despeje no bolo.
O mesmo também pode ser feito com leite condensado no lugar do açúcar, uma vez que o limão reage e ativa a cremosidade da calda.
DICA EXTRA: pode até parecer redundante, mas experimente salpicar um pouco da casca de limão por cima, traz mais frescor, apenas lembre-se de não ralar a parte branca da casca, pois amarga!
4. Receita de bolo de limão siciliano com casca
Nem só de limão Taiti vive o confeiteiro, não é verdade? E para provar isso separei uma receita imperdível com limão siciliano, anote:
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 limão siciliano grande picado, sem sementes e o fio do meio
- ¾ xícara (chá) de leite
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.
No liquidificador, bata os ovos, o limão, o açúcar e o óleo até ficar homogêneo, não é necessário coar. Em seguida, vá juntando o leite e o fermento em pó, mexendo até incorporar.
Depois é só acrescentar o fermento, misturar e assar. Essa receita implora por uma deliciosa calda de coco ou de leite condensado e raspas de limão siciliano, sabe aquela calda que escorre na lateral do bolo? Por fim, leve ao refrigerador se quiser um bolo mais refrescante.
DICA EXTRA: além de incluir suco de laranja, o bolo com limão siciliano combina com mirtilo, frutas vermelhas, iogurte, amora, entre outros.
Se a receita ficar amarga você pode usar estas 5 técnicas para corrigir
“Nossa, mas eu achei que o bolo ficou amargo, não sei se exagerei no limão ou se esqueci de tirar a parte branca, mas ficou quase intragável”. Tenha calma e não descarte o bolo, pois tenho algumas soluções que dão jeito nesse bolo que deu errado:
- Para bolos amargos, incorpore diferentes caldas para suavizar e mascarar o sabor acentuado.
- Tenha certeza de lavar bem e retirar o excesso de partes brancas do limão.
- Além disso, evite colocar os limões com as sementes, já que ajudam a acentuar o amargor.
- Pense em recheios que combinam, podendo ser de leite ninho ou ganache cremosa.
- Tenha certeza de assar corretamente o bolo para que o limão atinja o equilíbrio ideal na massa.
Tem como isso dar errado? É provável que não, pois vamos combinar que bolo de limão é um dos melhores para combinar com aquele cafezinho entre amigos e familiares, não é verdade?
Espero muito que tenha gostado das minhas receitas de bolo de limão com casca, não esqueça de compartilhar e até a próxima!