Um dos maiores erros de quem vende bolos é trabalhar na ilegalidade. Além de trazer sérios prejuízos, pode acabar com o seu negócio. Por isso, é indispensável conhecer detalhes de como legalizar o negócio de bolo caseiro.
Todo brasileiro sabe que a legalização do empreendimento pode acarretar impostos e redução dos ganhos, mas sem isso se torna impossível fazer o negócio crescer com saúde, principalmente aos olhos dos clientes atentos a isso.
Com base nesse cenário, vou mostrar para você o caminho certo para estar devidamente legalizado e, assim, conquistar cada dia mais seu espaço no mercado!
Como legalizar o negócio de bolo caseiro com segurança
Muitas vezes a pessoa começa a empreender não porque busca o negócio próprio, mas pela falta de oportunidades no mercado de trabalho. Esse cenário é um dos principais motivadores para que o novo empreendedor deixe de lado a legalização.
Porém, preciso te dizer: estar devidamente legalizado pode se tornar um diferencial competitivo para o fortalecimento da sua marca entre os concorrentes. 😉
Com isso, você precisa se cadastrar nos órgãos necessários e legais do seu estado para obter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
O segundo passo é visitar a prefeitura da sua cidade para conseguir o Alvará de Funcionamento, além da autorização de funcionamento.
Tudo isso permitirá que você consiga emitir Notas Fiscais e seja elegível a pagar os impostos relacionados à área de atuação, no caso, no ramo alimentício. De forma resumida, você precisará de documentos como:
- CNPJ.
- Cópia autenticada do CPF e RG.
- Documentação na Junta Comercial do município.
- IPTU do imóvel utilizado no negócio.
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
- Registro junto à Secretaria Estadual da Fazenda.
- Alvará de Funcionamento emitido pela prefeitura.
- Atender demais obrigatoriedades que sua cidade exija.
Estar completamente formalizado deve ser motivo de orgulho e, pode apostar, todo cliente que compartilha da visão da honestidade, certamente irá valorizar seu novo negócio.
DICA EXTRA: como você está entrando em um dos setores com exigências rigorosas, é imprescindível atender às diretrizes impostas pela Anvisa. Visite o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para se inteirar dos detalhes e antecipar sua formalização.
Quais passos garantem melhores resultados, crescimento e vendas?
Por se tratar de uma tendência em constante evolução, o pessoal costuma acreditar que existe uma receita mágica para ter um negócio de bolo caseiro de sucesso, quando na verdade tudo se resume ao trabalho duro, produtos de qualidade e muito empenho.
O que você pode fazer para se diferenciar de verdade é colocar algumas ações em prática, de modo a estimular seus clientes a consumirem cada dia mais.
Separei 5 dicas práticas e, já que estamos falando de legalização, tudo começa com o planejamento. Vamos lá?
1 – Tenha o melhor planejamento do mercado
Se aproveitar apenas do “boom” que é a venda de bolos caseiros, pode não ser a estratégia mais certeira.
Além de ficar completamente sem direcionamento algum, estará colocando em risco seu investimento inicial que, em muitos casos, é o único disponível para tentar se firmar no mercado.
Dessa forma, estabeleça objetivos e metas, meios de divulgação e quais tipos de bolos trabalhar, a fim de reunir informações para criar a melhor marca para sua venda de bolos.
2 – Crie bolos caseiros de qualidade superior
Pense da seguinte forma: de bolos normais e sem criatividade o mercado está cheio, inclusive de pessoas em busca de algo a mais. Por isso, a qualidade tem que ser o carro-chefe do seu negócio.
Priorize ingredientes de alta qualidade, utensílios que agilizem a produção com eficiência e embalagens que passem a essência da sua marca, de forma que os clientes batam o olho e saibam que é aquele bolo é seu.
3 – Deposite tempo na divulgação dos produtos
Se o acesso a smartphones, computadores e internet é tão fácil e rápido hoje, qual a razão para não aproveitar as oportunidades que somente o universo digital oferece?
Crie campanhas simples, mas verdadeiras de divulgação no Facebook, Instagram e, se possível, crie um canal no YouTube para publicar vídeos dos preparos, de dicas e novidades do seu negócio.
4 – Já pensou em montar um delivery de bolos caseiros?
Com a pandemia em alta, muitos empreendedores enxergaram uma grande oportunidade para atender os clientes no conforto de suas casas. Por isso, avalie e alinhe ao planejamento de divulgação um serviço de delivery de bolos.
Tal estratégia abre margem para diversificar nas embalagens e mimos aos clientes, mostrando que seu negócio está apto a vencer todo e qualquer desafio. A resiliência da marca é uma qualidade bastante apreciada pelos clientes.
5 – Invista em seu conhecimento como profissional
Por fim, deixei uma das dicas mais importantes para quem pensa em legalizar e começar o negócio próprio de bolos, que é a busca constante pela capacitação profissional.
Conhecer técnicas diferentes, receitas exclusivas e truques que agregam valor aos bolos, é o caminho certo para ampliar seu sucesso.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e que possam ser úteis para formalizar-se corretamente. Compartilhe as dicas, assim você ajuda outras pessoas. Até a próxima!