Esqueci de colocar ovo no bolo, e agora, será que tem conserto? Vou precisar jogar o bolo fora?
Se você já deixou a massa prontinha, mas percebeu que esqueceu de colocar o ovo, não se desespere. Preparei algumas dicas muito importantes que vão te ajudar a contornar esse problema. Vamos conferir?
Esqueci de colocar ovo no bolo, e agora?
Antes de mais nada, eu acho interessante descobrir qual é a verdadeira função do ovo no bolo. Uma receita de bolo tradicional é constituída de ingredientes base como: farinha de trigo, ovos, leite, manteiga, açúcar e fermento.
Cada um desses ingredientes tem uma função que faz com que o bolo saia perfeito. A função do ovo na massa do bolo é dar consistência e estrutura. Aliás, é o ovo que dá “liga” à massa para que os ingredientes fiquem homogêneos.
O ovo tem em sua composição a lecitina, que funciona basicamente como um emulsificante natural. Outra função dos ovos é trazer mais leveza à massa, principalmente quando utilizamos as claras batidas me ponto neve.
Sendo assim, já dá pra perceber que é um ingrediente importante na receita, mas conheço várias receitas que não utilizam ovos. Contudo, o modo de preparo é diferente e requer alguns cuidados.
Leia também: Receita de bolo sem ovo
No seu caso, se você esqueceu de adicionar os ovos, mas ainda não colocou no forno, tem como consertar. Veja duas opções:
- Adicione os ovos e mexa delicadamente para incorporar. Em seguida, leve imediatamente ao forno preaquecido a 180º.
- Bata 3 claras em ponto nevem e misture à massa já pronta. Em seguida, leve ao forno preaquecido.
A segunda opção, ajudará a trazer a aeração que o bolo precisa para assar perfeitamente e ficar fofinho.
Agora, se você já levou o bolo ao forno e descobriu que os ovos não foram acrescentados à massa, não tem problema. Seu bolo não ficará ruim. O que pode acontecer é que ele não crescerá tanto e não terá muita estrutura, ou seja, pode ficar quebradiço.
Leia também: Por que o bolo esfarela ao cortar?
Faça uma calda ou cobertura para disfarçar
Outro problema que pode surgir no bolo, caso esqueça dos ovos é que a massa pode ficar um pouco pesada demais. Nesse caso, a saída é fazer uma calda ou cobertura espessa para acompanhar o bolo.
Aliás, tenho aqui no blog 15 receitas de calda para bolo de todos os sabores e consistências. Agora, se você prefere mesmo uma cobertura ultra cremosa, posso deixar como sugestão a cobertura de leite condensado cozido que fica maravilhosa e combina com diversos sabores de bolo. Dá uma conferida depois!
Só desenforme o bolo quando estiver bem frio
Agora que você já sabe que o bolo ficará mais delicado, evite a qualquer custo desenformar ou cortar quente. Infelizmente, você não poderá apreciar esse bolo quentinho, a não ser que você não se importe com os farelos.
Portanto, o ideal é retirar o bolo do forno assim que acabar o tempo de preparo e colocá-lo sobre uma grelha, um pano ou sobre uma superfície em temperatura ambiente. Enquanto isso, você pode ir fazendo a cobertura. Cerca de 15 a 20 minutos são suficientes para que o bolo atinja uma temperatura ideal para desenformar. 😉
Leia também: Como desenformar bolo quente
Faça um recheio com chantilly!
Mesmo que o bolo tenha ficado bem fino, ainda dá para salvar. Você pode tentar dividir a massa em 3 partes e rechear com um recheio de chantilly, exatamente como mostra a foto.
O chantilly dará um volume a mais no bolo, além de deixá-lo mais estruturado. Tenho uma receita perfeita para essa dica, veja só:
Ingredientes
- 1 caixa de leite condensado
- 200ml de chantilly gelado
- 1 pacote de suco em pó sabor morango
- 1 caixinha de morangos picados
Modo de preparo
- Primeiramente, pique os morangos e reserve.
- Bata muito bem o chantilly, que deve estar bem gelado, de preferência na geladeira de um dia para o outro.
- Bata em velocidade média até começar a ganhar consistência.
- Desligue a batedeira e adicione o leite condensado e o suco de morango.
- Volte a bater novamente, em velocidade alta por aproximadamente 5 minutos.
- Quando estiver em um ponto bem firme, desligue a batedeira e adicione os morangos picados.
- Mexa delicadamente só para misturar.
Em seguida, é só rechear seu bolinho com essa receita fantástica. Eu sugiro que deixe o bolo montado na geladeira por cerca de 3 horas. Esse é o tempo ideal para que o recheio firme bem. 😉
Esqueci de colocar ovo no bolo, e agora? Agora, você já sabe que não é um bicho de 7 cabeças como imaginava, não é mesmo? Portanto, coloque tudo em prática e compartilhe as dicas!
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!