Posso usar adoçante líquido para fazer bolo?

Se você soubesse a quantidade de pessoas que já me perguntaram: posso usar adoçante líquido para fazer bolo? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente para quem busca um estilo de vida mais saudável, não é mesmo?

Sendo assim, para acabar de vez com essa dúvida e tranquilizar aqueles que preferem evitar o açúcar, mas que não abrem mão de um bolo bem quentinho, decidi juntar algumas informações bem úteis.

Dessa forma, quando alguém te perguntar, será que posso usar adoçante líquido para fazer bolo? Você terá resposta na ponta da língua. Então, segue as dicas direitinho, pois tenho certeza de que serão muito úteis para você. Vamos lá?

Qual adoçante pode ir ao fogo/forno?

O maior problema quando alguém está com essa dúvida, é que o primeiro produto que vem à mente é o adoçante comum. Mas por incrível que pareça esse tipo não é recomendado para ir ao forno ou fogão, pois acabam perdendo suas propriedades.

Sendo assim, sabia que existem adoçantes culinários próprios, ou seja, criados justamente para essa finalidade? Existem muitas marcas que entenderam essa necessidade de substituir o açúcar por adoçante em bolos e desenvolveram produtos específicos.

Só de cabeça posso indicar alguns tipos que você pode utilizar em suas receitas. Entre eles tem a Sacarina, Sorbitol, Steviosídeo, Acessulfame K, Sucralose e Ciclamato. Entretanto, é fundamental entender que cada um possui suas características próprias. Portanto, pesquise bem antes de comprar o seu. 😉

Em sua maioria eles são compostos por 2 ou até mais componentes, a fim de fortalecer o adoçante e oferecer consistência essencial para as receitas. Para já ir aquecendo seu forno vou deixar aqui um post com 4 receitas de bolos para diabéticos que pode te ajudar. Dá uma conferida mais tarde para conhecer! 😊

Afinal, posso usar adoçante líquido para fazer bolo?

posso usar adoçante líquido para fazer bolo

Assim como mostrei acima, você pode usar sim adoçante líquido para fazer qualquer tipo de bolo caseiro simples. Além disso, cada um pode oferecer um resultado diferente para as suas receitas.

Por exemplo o Acessulfame K, que é um derivado do composto ácido acético, pode ser utilizado diretamente no fogo ou forno. Dentre suas qualidades está a de realçar por completo o sabor do seu bolo, ou seja, ele beneficia os ingredientes a oferecem ainda mais sabor.

Já a Sacarina é extraída da glicose e além de contar com zero calorias, possui uma característica adoçante quase 300 vezes maior que o próprio açúcar comum. Portanto, cuidado na hora de acrescentar em suas receitas, combinado?

Certamente já ouviu falar sobre a Stévia, não é mesmo? Então, esse composto é um adoçante natural que pode ir ao forno ou fogo sem problemas, e ainda funciona muito bem para realçar o sabor dos ingredientes.

Agora, ao utilizar adoçante líquido para fazer caldas e coberturas, o recomendado é que sejam de uso culinário mesmo. Isso porque, tais adoçantes conseguem oferecer mais corpo e dão mais cremosidade.

Receita rápida de bolo com adoçante líquido

receita de bolo com adoçante líquido

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 2 claras de ovo
  • ¾ xícara (chá) de leite
  • 1 potinho de iogurte grego natural sem açúcar
  • 1/3 xícara (chá) de farinha de coco
  • 1 xícara (chá) de farinha de aveia
  • 4 gotas de adoçante culinário líquido (sucralose)
  • 2 colheres (sopa) de pasta de amendoim integral
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó
  • Raspas de laranja ou limão (opcional)

Modo de preparo

Bata no liquidificador ou batedeira o iogurte, o leite, a pasta de amendoim, os ovos, as claras e o adoçante líquido. As claras aqui vão dar mais maciez, deixando a massa fofinha.

Você deve bater até estar homogêneo e reservar. Em seguida, coloque em uma tigela a farinha de aveia, a farinha de coco e as raspas da fruta que escolher, misturando bem para incorporar os ingredientes secos.

Inclusive, você pode adicionar outros ingredientes, como frutas cristalizadas ou gotinhas de chocolate sem açúcar. Junte o batido do liquidificador com o combinado de ingredientes secos, misturando até sumir os “gruminhos” das farinhas.

Por fim, acrescente o fermento em pó e misture com delicadeza, apenas para incorporar o fermento à massa, esse é o segredo do bolo fofinho. Uma dica caso a mistura fique grossa é colocar um pouquinho de leite, resolve o problema.

Despeje em uma forma com furo central untada e enfarinhada, levando em forno preaquecido a 180° por cerca de 40 minutos ou até que o teste do palitinho dê positivo.

Vou deixar aqui outro conteúdo com uma incrível receita de bolo zero açúcar. Acesse mais tarde para conhecer! 😊

O que achou de aprender mais esse macete para criar receitas ainda mais maravilhosas? Então, não deixe de compartilhar as dicas! 😉


Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!

Um comentário

  1. Já teve um estudo no Brasil provando que a sucralose líquida não pode ser aquecida acima de 98° pois libera substância cancerígena. Acho que vocês devem rever está matéria. Achei ela sem base, não citou nenhuma prova da segurança de levar estes adoçantes líquidos ao forno.

Os comentários estão fechados.