É importante saber qual a altura da grade do forno para assar bolo, pois influencia muito. A grade mais baixa poderá queimar seu bolo, dependendo da potência do forno.
Então, o ideal mesmo é assar bolo na grade superior. Se seu forno tiver 3 grades, asse sempre na grade do meio para garantir um bolo bem assado e ao mesmo tempo douradinho. Confira a seguir mais algumas dicas sobre assar corretamente suas massas!
E quanto ao forno elétrico, qual altura para assar?
Bom, você pode assar o bolo normalmente na altura logo acima da resistência. Não tem problema nenhum e não irá queimar sua massa. A única atenção é que você precisa programar seu forninho a 180º somente na resistência inferior.
A superior servirá apenas para dourar o bolo. Sendo assim, aguarde o tempo necessário para assar o bolo, isto é, 35 minutos. Em seguida, ligue o aquecimento superior também a 180º e deixe dourar o bolo por mais 5 minutinhos. 😉
A maior vantagem de assar bolo no forno elétrico é a uniformidade. O meu forno a gás, por exemplo, assa mais de um lado do que do outro. Então, muitas vezes meus bolos saem um lado mais alto e mais dourado do que o outro.
Com o forninho elétrico esse problema não existe. Ele é capaz de assar a massa por completo. Mas é super importante que você ligue o forno 10 minutos antes de levar para assar. É praticamente o mesmo processo de preaquecimento do forno a gás convencional.
Pode colocar dois bolos ao mesmo tempo no forno?
Pode sim assar dois bolos ao mesmo tempo. Mas é preciso tomar cuidado com a escolha das grades. Se suas formas forem do mesmo tamanho e couberem na grade do meio, perfeito! Pode assar assim que vai dar super certo.
Agora, se você tiver duas formas tipo tabuleiro, obviamente não caberão na mesma grelha. Sendo assim, a saída é colocar uma forma na grelha do meio e a outra na grelha superior.
No entanto, você irá notar que o bolo que ficou na grelha do meio não ficará tão dourado quanto a de cima. Por outro lado, o bolo que ficou na grelha superior poderá até passar do ponto.
Então, muito cuidado nesse momento. É válido ficar de olho na cor dos bolos e, caso seja necessário, retire o bolo da grelha superior alguns minutinhos antes para não correr nenhum risco.
O que não pode mesmo é colocar bolo para assar na grelha bem próxima às chamas. A altura ideal é de mais ou menos 15 centímetros longe da alta temperatura. 😉
4 dicas rápidas sobre forno para assar bolos
1. Preste atenção na temperatura
Já vi muita gente que prefere preaquecer o forno a 200º, pois exige apenas 10 minutos de preaquecimento. Contudo, pode haver esquecimento de baixar a temperatura para 180º. Resultado? Seu bolo pode queimar e ressecar.
Por isso é sempre bom já preaquecer o forno na temperatura ideal para que não haja problemas no preparo.
2. Como testar a temperatura do seu forno
Você faz a receita certinha, mas costuma solar a massa? Você deixa o tempo exigido na receita, mas queima o bolo? Então, seu forno pode estar desregulado.
Antes de chamar um técnico na sua casa, você mesma pode fazer um teste rápido. Antes de mais nada, preaqueça o forno a 180º por 20 minutos. Coloque 1 colher (sopa) de açúcar em um pedaço de papel alumínio.
Em seguida, coloque esse papel alumínio em uma forma e leve ao forno. Marque 10 minutos, desligue o forno e observe os resultados.
Se o açúcar derreter completamente e ficar douradinho, a potência do seu forno está perfeita. Agora, se o açúcar não derreter, significa que a potência está baixa demais e deve ser por isso que seus bolos estão solando.
Por outro lado, se observar que o açúcar queimou, a potência está alta demais. Nesse caso, vale a pena chamar um técnico para dar uma olhadinha. 😉
3. Existe melhor forno para bolos profissionais?
Pretende trabalhar com a venda de bolos caseiros? Então, você precisa saber que a escolha dos equipamentos influencia muito. Quando vamos fazer bolos em grandes quantidades, devemos ter um forno que suporte essa demanda.
Fornos convencionais são recomendados para encomendas pequenas. Sendo assim, só é possível assar até 4 bolos por vez. Já para receitas profissionais, é indicado um forno industrial. Já vi muitos confeiteiros começarem com o famoso forno guilhotina e atende muito bem às necessidades de pequenos negócios.
4. Como manter a umidade do forno
Caso você faça um bolo com massa mais líquida ou que precise de mais tempo de forno, experimente colocar 1 forminha com água dentro do forno. Pode ser até aquelas forminhas de empadinhas ou ramekin.
Isso ajudará a manter o ambiente úmido e garantir uma massa mais molhadinha e fofinha. 😉
Espero muito ter ajudado a solucionar suas dúvidas. Agora você terá muito mais segurança para assar bolos como uma verdadeira profissional. Compartilhe as dicas!