Afinal, qual a quantidade de fermento para bolo? A quantidade correta para qualquer tipo de receita é 1 colher (sopa). Com essa medida, você terá a fermentação perfeita e seu bolo crescerá certinho.
Resolvi separar algumas dicas muito importantes para você não errar nunca mais nas medidas. Confira com atenção, pois fará muita diferença nas suas próximas receitas!
Qual a quantidade de fermento para 1kg de farinha de trigo?
Pretende fazer bolos para vender ou, quem sabe, fazer bolos para festas? Então, precisará de uma massa bem grande!
Para facilitar para você, lembre-se que para cada 1kg de farinha de trigo, são necessárias 3 colheres (sopa) bem cheias. Essa é a medida exata para não empelotar a massa e crescer bastante. 😉
O que acontece se colocar mais fermento na massa?
Algumas pessoas já me perguntaram se há problema em aumentar a quantidade de fermento para fazer o bolo render mais. Olha, particularmente, eu não gosto de aumentar o fermento porque pode trazer um sabor diferente para seu bolo.
Além disso, o excesso de fermento pode levar ao surgimento de bolhas na superfície do bolo. Ao entrar em contato com a temperatura alta, o fermento reage imediatamente.
Como resultado, você terá um bolo mais pesado e solado. Isso acontece porque ao formar a bolha e estourar, parte do fermento também vai embora. Então, se quer aumentar o rendimento da massa, vale mais a pena aumentar todos os ingredientes por igual. Aí não terá problema nenhum. 😉
Acabou o fermento em pó, e agora?
Já separou todos os ingredientes, bateu a massa e viu que não tinha fermento ou ele estava vencido? Pode acreditar, isso acontece nas melhores famílias. Até mesmo comigo já aconteceu, fiquei com uma grande frustração, mas descobri que tem jeito.
Uma saída é fazer bolo com bicarbonato no lugar do fermento. Nesse caso, precisará incluir na receita algum tipo de ativador para o fermento. Na maioria dos casos, costumo substituir o leite por iogurte natural.
O iogurte tem a acidez perfeita que ativa o bicarbonato e evita que ele deixe um sabor desagradável na massa. Outros ingredientes podem ser: limão, creme tártaro, vinagre, cacau natural, mel, suco de laranja, soro de leite e açúcar mascavo.
Por outro lado, se você reuniu todos os ingredientes, mas percebeu que está faltando o fermento, pode utilizar o truque das claras em neve. Basta separar as claras, bater até chegar em ponto bem firme e reservar.
Ao fim da receita, é só acrescentar as claras batidas e pronto. Pode ficar na tranquilidade que seu bolo crescerá normalmente como se estivesse com fermento em pó. Aliás, quer aprender uma receita de pão de ló que não vai fermento? Então, vou deixar abaixo um vídeo passo a passo para você seguir!
DICA EXTRA: para trazer um sabor mais suave e reduzir o cheiro de ovo do bolo, acrescente 1 colher (sopa) de essência de baunilha. Fica simplesmente fantástico!
Por que mesmo com fermento meu bolo não cresce?
Há também casos em que mesmo com o uso correto e a quantidade de fermento exata, o bolo não cresce como esperado. Existem inúmeros fatores que podem resultar em um bolo mais baixinho, ressecado e pesado.
Um dos primeiros motivos pode ser a falta do preaquecimento de forno. Essa é a primeira coisa que você precisa fazer. Antes mesmo de reunir os ingredientes da massa, já ligue o forno em 180º e deixe preaquecer por no mínimo 15 minutos.
O fermento só reage em contato com um ambiente bem quente. Se você colocar o bolo no forno e ele não estiver atingido a temperatura ideal, a massa não crescerá completamente.
Outro motivo que vejo muito por aí é não mexer a massa corretamente. Se você coloca o fermento e não incorpora ele totalmente aos outros ingredientes, a massa irá empelotar, o fermento irá reagir somente naquele local e o restante não irá crescer.
Como resultado, terá a famosa barriguinha na superfície do bolo. Então, sempre que colocar o fermento, mexa delicadamente por tudo até perceber que não há mais nenhum resquício e a massa esteja bem homogênea.
Posso utilizar a farinha com fermento para fazer o bolo?
Bom, eu não indico utilizar. Como sempre digo aqui no blog, o fermento é o segredo para um bolo perfeito. Justamente por isso que é indicado a sua adição na última etapa do preparo.
Ao utilizar a farinha com fermento você acaba, automaticamente, acelerando o processo de fermentação. Quando o fermento entra em contato com os ingredientes líquidos, por exemplo, também começa a reagir.
Então, o melhor mesmo para evitar problemas é acrescentar o ingrediente por último. Aliás, já falei aqui no blog sobre qual é o melhor tipo de farinha para bolo. Dê uma olhadinha depois, pode te ajudar muito!
Agora você já sabe qual a quantidade de fermento para bolo e ainda aprendeu muitas outras técnicas. Já pode começar a colocar tudo em prática e deixar todo mundo de queixo caído com suas receitas maravilhosas. Compartilhe as dicas!
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!