Bolo na geladeira endurece?

Será que bolo na geladeira endurece? A resposta é: depende, pois depende muito do tipo de ingrediente que você utilizou na massa.

Aliás, é no preparo adequado da massa que você irá garantir um bolo com maior durabilidade. Mas não se preocupe! Separei algumas dicas pra você seguir. Confira só!

Quando o bolo endurece na geladeira?

O bolo endurece na geladeira se você colocar manteiga ou margarina na composição da massa. Perceba como a manteiga amolece rapidinho assim que você tira da geladeira. Mas quando volta a refrigerar, ela endurece rapidamente em poucos minutos.

Isso também irá acontecer com a sua massa, mesmo se você utilizar manteiga derretida para bater com os ovos e o açúcar.

Outra coisa é que os bolos feitos com manteiga ou margarina não podem ser congelados. Por outro lado, bolo com óleo pode ficar armazenado na geladeira por até 5 dias, sem perder a textura e umidade. Pode até ser congelado por até 2 meses. Então, sempre sugiro que opte pela adição do óleo na massa!

É claro, existem algumas receitas de bolo amanteigado que não podem ser feitas com óleo, senão perderão toda a textura e características únicas. Se você quer fazer um bolo para exposição em festas, então, a melhor escolha é mesmo utilizar a manteiga.

Dessa forma, a massa ficará mais texturizada e firme, o que aguentará por muito tempo. Portanto, depende muito também do seu objetivo.

“Mas a maioria das receitas que eu tenho em casa pede para colocar margarina, o que fazer?”. Nesse caso, você precisará utilizar um método de substituição padrão, que não afete a textura, nem o sabor da sua massa.

Veja a seguir como substituir a manteiga ou margarina no bolo!

Como substituir a margarina por óleo

Antes de mais nada, saiba que existe um cálculo padrão que você poderá utilizar para não errar nunca nas receitas. A cada 100g de manteiga, substitua por ½ xícara (chá) de óleo.

Aliás, para um bolo com 3 xícaras (chá) de farinha, o ideal sempre será essa medida de óleo, nunca mais. Eu já vi receitas com 1 xícara (chá) de óleo, mas não recomendo pelo fator saúde.

Sendo assim, ½ xícara é suficiente para cumprir o seu papel, dar liga à massa e deixar seu bolo molhadinho e fresquinho por mais tempo.

Não quer errar de jeito nenhum? Então, para cada colher (sopa) de manteiga, substitua por 1 e ½ colher (sopa) de óleo. Siga à risca essa tabelinha que dará super certo!

Qual é o melhor óleo para utilizar no preparo de bolos?

O melhor óleo para fazer bolo é o de milho. Digo isso pelos seus benefícios à saúde, já que contém um dos mais altos níveis de fitoesteróis. Esse componente inibe a absorção de colesterol, ajuda a reduzir os níveis de colesterol total no sangue.

O óleo de girassol também é indicado. Mas sabemos que o valor não é tão econômico assim, não é mesmo?

Eu já tentei fazer bolo com azeite, mas não gostei muito do resultado. Minha experiência foi com um bolo simples e no final de tudo, meu bolo ficou com gosto de azeite. Além disso, o cheiro também foi evidenciado. ☹

Há algumas técnicas para disfarçar o sabor como: adicionar essência de baunilha ou colocar algum tipo de calda. Se você tem disponibilidade para isso, pode utilizar tranquilamente o azeite na quantidade de ½ xícara.

Como armazenar o bolo corretamente na geladeira

Saiba que até mesmo os bolos feitos com óleo podem ressecar na geladeira, se não forem armazenados corretamente, ou seja, abertos. Nunca podemos guardar o bolo na geladeira todo aberto.

É claro que fica mais bonito, mas isso ajuda a ressecar muito mais rápido. Em apenas 1 dia, seu bolo irá se transformar em uma pedra. Portanto, armazene o bolo em um recipiente bem fechado, tipo aquelas boleiras de plástico ou vidro.

Qualquer ingrediente, se guardado aberto na geladeira, pode murchar e mudar sua estrutura e com o bolo não poderia ser diferente. Receitas de bolo aerado é ainda mais fácil de endurecer por conta da sua estrutura toda “furadinha”.

Caso não tenha uma boleira, pode guardar o bolo na forma mesmo. Mas cubra, bem fechadinho, com um plástico filme. Isso irá ajudar a manter a umidade da massa intacta quando você for apreciar o bolo no outro dia. 😉

E aí, gostou de aprender mais sobre como armazenar o bolo na geladeira? Então, utilize todas essas técnicas que tenho certeza de que suas receitas sairão ainda mais irresistíveis. Compartilhe as dicas!