Papel manteiga pode ir ao forno? Saiba tudo sobre + truques incríveis!

Existem certos utensílios e acessórios que facilitam muito o dia a dia de quem faz bolos, mas que ainda levantam dúvidas, um bom exemplo é saber se o papel manteiga pode ir ao forno.

Essa é uma dúvida frequente e se você também procura respostas para isso, saiba que não está só. Dessa forma, veja as dicas valiosas que reuni para ajudar você preparar receitas com toda segurança!

Será que papel manteiga pode ir ao forno?

papel manteiga pode ir ao forno

Posso começar dizendo que o papel manteiga não só pode ir ao forno como deve ser utilizado sempre que possível. Na realidade, o papel manteiga foi criado para muitas finalidades, sendo uma delas a utilização na culinária.

Uma curiosidade: você sabia que a origem dessa dúvida é fruto da confusão que as pessoas fazem entre o papel manteiga e o papel vegetal? Por terem bastante características parecidas, algumas pessoas se perdem na hora de comprar o papel certo.

Aliás, o mesmo acontece com o papel sulfurizado e o papel encerado, que se assemelha bastante ao papel manteiga. Entretanto, é crucial se atentar na hora de comprar, já que estes outros produtos não são feitos para a finalidade culinária.

Para que você não se perca mais daqui para frente, veja as principais características do papel manteiga:

  • Sua superfície é super antiaderente.
  • Possui uma transparência característica e diferente do papel vegetal, que é praticamente transparente.
  • Tem uma espessura bem delicada e leve.
  • Suporta altas temperaturas, tornando-o ideal para assar as mais variadas receitas de bolo.
  • Geralmente é encontrado com uma coloração mais esbranquiçada.

No preparo de bolos, o papel manteiga é um fiel companheiro daquelas pessoas que se aventuram em receitas mais complexas, como em receitas de bolo amanteigado, por exemplo.

Inclusive, até mesmo algumas receitas mais simples podem ser ótimas candidatas a fazer par com o papel manteiga. Por exemplo, se você está pensando em fazer uma massa de pão de ló, o papel manteiga cai como uma luva.

Isso porque a massa desse tipo de bolo é bem leve, delicada e aerada, ou seja, se não houver uma película entre a massa e a forma, a alta temperatura pode queimar o bolo.

E por que o papel manteiga não queima no forno?

Certo, agora você sabe que o papel manteiga é perfeito para o forno, mas como isso é possível se estamos falando de “papel”?. Bom, isso acontece devido a um processo químico ao qual o papel é submetido, o qual adiciona uma película de cera.

Essa película, por sua vez, é resistente às altas temperaturas, já que recebe um tratamento à base de ácido sulfúrico. “Ah, mas então deve fazer mal para a saúde”.

Não, pois cada folha de celulose utilizada passa por um processo de lavagem e posterior secagem, ou seja, completamente seguro e indicado para sua receita dar certo!

Por falar nisso, você sabia que o papel manteiga também pode ser utilizado ao assar bolo no micro-ondas? Aí está mais uma utilidade que possivelmente você não sabia, não é verdade?

Quais as vantagens do papel manteiga para suas receitas?

Quando falamos no universo do bolo caseiro, o papel manteiga é peça chave para receitas com mais gordura ou que exigem tempo de cozimento prolongado, além é claro, de bolos mais delicados. Dessa forma, entre suas vantagens, temos:

  1. Maior versatilidade na hora de forrar formas e cobrir receitas.
  2. Dispensa a necessidade de untar a forma com alguma fonte de gordura.
  3. Facilita o processo de cocção, pois ajuda a distribuir a temperatura por igual desde a base do bolo.
  4. Ajuda no uso do micro-ondas sem problemas.
  5. Simplifica o processo de desenformar o bolo, afinal é só retirar da base e das laterais.

Qual é o lado certo do papel manteiga?

E se eu te contasse que não há um lado certo para usar? Isso mesmo, de qualquer lado você terá o mesmo resultado.

Além do que, se reparar nos produtos encontrados no mercado, vai perceber que os dois lados são muito parecidos. Todavia, há uma ligeira diferença de textura entre o lado externo e o lado interno, que é aquele voltado para o rolo.

Nesse caso, prefira usar o lado interno, pois além de ser mais áspero, é o lado em que nós não temos contato. Afinal, na cozinha estamos mexendo sempre em alguma coisa, e se pudermos evitar contaminações, melhor, não é mesmo?

Quando usa papel manteiga precisa untar a forma?

Ah, aqui temos uma outra excelente dúvida. Inclusive, já perdi a conta de quantas pessoas untaram a forma e utilizaram o papel manteiga. Está errado então?

Não, mas não há necessidade disso e você só está desperdiçando uma boa manteiga ou gastando margarina desnecessariamente.

Portanto, você pode usar somente o papel manteiga sem nenhum tipo de gordura adicional. Entretanto, se você quer um resultado diferenciado, experimente pincelar um pouco de manteiga, mas pouca coisa.

Além de trazer mais umidade à receita, faz com que o papel grude com mais facilidade! E por falar em facilidade, vou deixar um vídeo abaixo com algumas dicas que podem ser úteis para você:

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar para ajudar mais pessoas. Até a próxima!