Bolinho de batata: Como fazer fácil e rápido

Hoje você aprenderá como fazer um bolinho de batata super crocante para acompanhar os melhores momentos com a sua família ou amigos.

Essa é uma daquelas receitas clássicas que aprendemos a amar na infância, não é mesmo? Esse bolinho vai bem em qualquer ocasião, seja para acompanhar um prato principal ou servir de petiscos.

Quando falamos em petiscos de última hora, quanto mais variedades você conhecer, melhor para não ficar sem ideias. Então, resolvi separar essa receita de bolinho de batata simples e fácil de fazer. Anote os ingredientes!

Receita de bolinho de batata simples

bolinho de batata

Ingredientes

  • 500g de batata
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de leite
  • Noz-moscada, pimenta do reino, cheiro verde, orégano e sal a gosto
  • 1 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 2 dentes de alho amassados
  • ½ cebola bem picadinha
  • 2 ovos
  • 1 xícara(s) de chá de farinha de rosca para empanar

Modo de preparo

A base dessa massa e o modo de preparo são bem parecidos com do bolinho de mandioca. Aliás, se quiser aprender também vale a pena. Receita maravilhosa!

Então, vamos ao preparo? Primeiramente, é preciso cozinhar as batatas. Eu gosto de deixá-las todas picadinhas para otimizar o tempo de cozimento. Sendo assim, quando começar a levantar fervura eu conto cerca de 15 a 20 minutos e já estará prontinho.

O importante é que as batatas fiquem em ponto de purê, ou seja, bem macias para serem amassadas. Feito o purê, adicione os ovos e o sal. Mexa muito bem e reserve.

Em uma panela, doure a cebola e o alho na manteiga. Quando estiverem bem douradinhos, adicione o leite e os temperos. Em seguida, abaixe o fogo e quando começar a levantar fervura, acrescente a farinha toda de uma só vez. Desligue o fogo.

Em seguida, adicione as batatas amassadas e mexa bem com uma espátula ou com as mãos mesmo, caso fique muito firme. Reserve e deixe esfriar bem.

Como fazer um bolinho bem sequinho

O segredo para um bolinho bem sequinho é o modo de empanar. Além disso, o óleo precisa estar muito quente para ocorrer o choque térmico e fritar na hora. Se o óleo estiver morno, irá encharcar o seu bolinho antes de fritar.

Então, assim minha dica é deixar esfriar completamente a massa do bolinho para começar a enrolar. Se quiser acelerar o processo, deixe a massa na geladeira por cerca de 10 minutinhos já é suficiente.

Em seguida, comece a enrolar os bolinhos como quiser. Passe na farinha de rosca e reserve. Mas para saber se o óleo está no ponto é só observar as bolinhas que começam a se formar no fundo da panela. Dessa forma, quando elas começarem a subir rápido está no ponto para fritar.

DICA EXTRA: caso queira um bolinho mais crocante, pode passar os bolinhos em 1 ovo batido. Em seguida, passe na farinha de rosca. Também fica uma delícia! 😉

Quais os tipos de recheios posso incluir nessa receita?

O bolinho de batata combina com tudo. Sendo assim, a escolha do recheio é a gosto. Mas eu, particularmente, gosto muito de fazer essa receita com recheio de carne moída. Traz um contraste incrível e saboroso.

Contudo, você pode experimentar receitas com queijo, carne seca, calabresa, frango cremoso, presunto e muçarela, palmito cremoso, camarão, bacon etc. Enfim, há uma vasta gama de opções que você pode testar.

Gostou dessa receita de bolinho de batata? Então, sugiro que conheça essas outras que tenho aqui no blog. Compartilhe as dicas!


Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!