Bolo salgado é aquela típica receita fácil que pode se tornar um acompanhamento e até mesmo a refeição principal, pois é completo.
Isso se deve às variações dos preparos, que podem ser feitos com diferentes ingredientes, massas e temperos. E o grande segredo da receita inconfundível é saber combinar tudo isso numa harmonia de sabores, salgado na medida e irresistível.
Então, confira cada uma das dicas maravilhosas que escolhi para ajudar você, depois de hoje, suas refeições nunca mais serão as mesmas. Vamos lá!
3 receitas deliciosas de bolo salgado que você precisa conhecer
De frango ou carne moída, com purê de batata ou simples, a maioria das receitas entregam verdadeiras misturas completas. Costumo afirmar que o ponto de equilíbrio do bolo se dá pela massa salgada de bolo.
Afinal, é ela a grande responsável por unificar e absorver os temperos, valorizando assim o recheio escolhido.
Já nas receitas abaixo diversifiquei ao máximo, assim você pode usar desde carnes mais baratas até carne moída de qualidade. Ah, e uma dica antes das dicas, aposte no tempero do preparo da carne, pois é onde “mora o sabor” do bolo salgado.
1. Tradicional receita de bolo salgado de frango com chantilly de batata
Então, vamos começar pelo bolo tradicional de frango com chantilly de batata. Não tem como errar com essa opção. Inclusive, você pode usá-la como um delicioso “lanche natural” ou como bolo para tomar café da tarde, quem sabe.
Ingredientes do recheio
- 300g de peito de frango desfiado
- 100g de requeijão tipo catupiry
- ½ caixinha de creme de leite
- 30g de manteiga
- ½ cebola bem picada
- Sal, pimenta-do-reino, páprica doce, colorau e orégano a gosto
- Cheiro-verde e salsinha a gosto
Ingredientes do creme de milho
- 1 lata de milho verde
- 240ml de água
- 100g de requeijão tipo catupiry
- ½ caixinha de creme de leite
- 30g de manteiga
- ½ cebola ralada
Ingredientes complementares
- 600g de pão de forma com as laterais cortadas
- 100g de maionese
- 200g de requeijão cremoso
- 2 cenouras bem raladas
Modo de preparo expresso
A receita consiste em três partes, e a primeira coisa a se fazer é refogar os ingredientes do recheio, incorporar o frango cozido, refogar, temperar e misturar até ficar cremoso. A consistência é de recheio de coxinha.
Em seguida, você leva os ingredientes do creme de milho no liquidificador, bate até ficar uniforme e finaliza na panela. O que dá cremosidade ao creme é incorporar requeijão, manteiga e creme de leite.
Por último, você vai montar o bolo. Utilize uma forma retangular para bolo inglês e intercale as fatias de pão, recheio e demais ingredientes. A finalização fica por conta do “chantilly de batata”.
Na verdade, trata-se de purê de batata consistente, misturado com requeijão cremoso e creme de leite. Depois você bate na batedeira até virar um creme bem espesso. Por fim, espalhe e decore o bolo. Não se preocupe com detalhes, veja o vídeo:
2. Opção de bolo salgado de festa
Antigamente, nos aniversários infantis principalmente, era muito comum encontrarmos a versão salgada de bolo, não é mesmo? E provavelmente você já foi a vários desses, onde a receita que predominava era justamente essa que mostrarei.
Logo, a receita envolve um preparo bem diferente, mas que faz toda a diferença. Isso porque vamos preparar uma massa incrível de pão de ló. “Ah, mas estou sem os ingredientes, posso usar pão de forma mesmo?”. Sim, mas o sabor não fica igual.
- 300g peito de frango cozido e desfiado
- 1 xícara (chá) de cenoura ralada
- ½ xícara (chá) de milho em conserva
- ½ xícara (chá) de ervilha fresca
- 1 + ½ xícara (chá) de maionese
- ½ xícara (chá) de tomate cortado em cubos
- ½ xícara (chá) de azeitonas verdes
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1 colher (chá) de sal
- Suco de ½ limão
- 1 colher (sopa) de salsinha
Depois que fizer a massa de pão de ló e preparar o recheio com estes ingredientes, é só rechear. Corte a massa em três partes e acomode o fundo na assadeira. Agora, vá fazendo camadas intercaladas de recheio e massa até acabar.
Para finalizar essa maravilha em forma de bolo salgado, faça um “glacê de batata”. Utilize 500g de batata cozida, 1 xícara (chá) de maionese e sal. Amasse bem as batatas, junte a maionese e sal, misture até ficar aveludado.
Pode parecer muita informação de uma vez só, não é mesmo? Pois bem, pegue tudo que precisar de dicas diretamente na receita:
DICA EXTRA: cozinhe as batatas ainda com casca, isso ajuda a preservar sua maciez e favorece a cremosidade do glacê!
3. Receita salgada de bolo com carne moída que é um sucesso
Ingredientes
- 350g de carne moída refogada e temperada
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de fubá mimoso
- 1 + ½ xícara (chá) de leite
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 lata de milho e ervilha
- 4 colheres (sopa) de azeitonas sem caroço
- Tomate, cebola e pimentão a gosto
- Sal e temperos a gosto
- 3 fatias de muçarela
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo
Para mim não há receita mais prática do que aquela que você joga tudo na massa e leva para assar. E quando falamos em bolo bem salgadinho, isso é ainda mais vantajoso, pois agiliza demais o preparo, especialmente em dias corridos.
- Em uma tigela grande, coloque os ovos e o leite e misture até ficar homogêneo.
- Em seguida, acrescente farinha de trigo aos poucos e misture.
- Depois disso, junte os temperos, a carne moída, tomate, cebola, pimentão, milho, ervilha, azeitona e cheiro-verde.
- Agora, mexa estes ingredientes para agregar recheio e massa.
- Adicione o fermento em pó por cima e junte à mistura.
- Por conseguinte, unte uma assadeira que caiba a massa e transfira a mistura, arrumando para ficar lisinha.
- Para decorar você pode colocar tomate cereja cortado ao meio, lascas de muçarela e mais cheiro-verde.
- Por último, leve ao forno preaquecido a 180° por cerca de 40 minutos.
Viu como é só misturar e o bolo sai recheado do forno? De todas as formas de preparo, essa é sem dúvidas a mais rápida e que entrega um recheio bem suculento.
Agora é com você o preparo ideal para suas refeições!
Você percebeu como as três receitas de hoje são bem parecidas, mas cada uma carrega um diferencial vantajoso. Por exemplo, na primeira utilizamos o pão de forma como massa. Já na segunda, o pão de ló brilha como a massa do bolo.
Enquanto na última fizemos uma mistura em que o recheio vai diretamente na massa e é assado junto, uma tremenda facilidade. Portanto, agora cabe a você identificar qual bolo salgado melhor atende suas preferências.
Aproveite para combinar em diferentes ocasiões e tenha sempre uma opção completa e deliciosa. Além do mais, recrie as receitas da forma como preferir, utilizando temperos e ingredientes únicos no recheio. Enfim, a criatividade será o seu melhor guia daqui pra frente!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas não deixe de compartilhá-las nas redes sociais. Alguém sempre quer aprender a fazer esse famoso bolo que nos acompanha desde a infância. Até a próxima!
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!