O segredo do sucesso de qualquer receita de bolo na airfryer está no tempo e temperatura para assar corretamente.
Assim como acontece no micro-ondas, o tempo pode variar de acordo com a receita, potência da airfryer, forma utilizada e do preparo. Sendo assim, montei uma série de dicas incríveis para você acertar de primeira na receita. Confira!
Qual o tempo e temperatura para assar bolo na airfryer?
Quando você prepara um bolo no forno comum, o tempo é o mesmo para a receita de bolo de fubá e bolo de cenoura? Ou seja, deixando as duas receitas pelo mesmo tempo e no mesmo forno, o resultado será o mesmo?
Basicamente você terá um bolo de fubá extremamente macio e saboroso, mas por outro lado, o de cenoura corre o risco de embatumar, não é verdade? Isso acontece porque a receita com cenoura é mais pesada e exige, obviamente, mais tempo de forno.
Com isso, quando falamos em airfryer, por exemplo, essa diferença de tempo é ainda mais evidente e precisa ser controlada melhor, mas vamos ao que interessa.
Para uma receita mais simples, com poucos ingredientes e até mesmo bolo de massa pronta, o tempo médio fica entre 25 e 30 minutos, a uma temperatura de aproximadamente 200°. Lembrando que deve estar completamente preaquecido.
Agora, se o preparo for para massas pesadas, como bolo de fubá cremoso, bolo de cenoura, bolo de queijo, entre outros, as coisas mudam.
Logo, o tempo de preparo pode chegar ou até mesmo passar de 45 a 50 minutos a uma temperatura entre 180° e 200°.
Como pode perceber, a temperatura e o tempo variam bastante, pois as receitas são únicas, além de que cada airfryer possui capacidade e potência diferentes.
Pode colocar forma de bolo na airfryer?
Isso vai depender bastante do formato que você quer o bolo. Basicamente toda airfryer já vem com um cesto próprio para acomodar os alimentos. Nesse caso, você pode despejar sua mistura para bolo diretamente nessa cestinha.
Contudo, caso você realmente prefira o bolo no formato tradicional, como quando feito na forma com furo no meio, você pode sim colocar sua forma de alumínio na airfryer.
Por ter um funcionamento muito similar ao forno convencional, basicamente toda forma que vai no forno a gás, por exemplo, pode ser levada na airfryer. Só que nessa etapa você precisa se atentar a alguns pontos muito importantes:
- O tamanho da forma deve ser totalmente compatível.
- A forma não pode ficar sobressalente, pois influencia no funcionamento.
- Certifique-se de que o equipamento esteja fechado e travado corretamente.
- Se for preciso, utilize papel-alumínio para agilizar o processo.
DICA EXTRA: independentemente de escolher a forma tradicional ou optar pelo cesto original da airfryer, é fundamental untar bem a forma. Afinal, o método de cozimento muda, mas o processo de cozimento em si é o mesmo que no forno a gás ou elétrico.
Quais outras formas podem ser utilizadas na airfryer?
E se por acaso eu não tiver uma forma de alumínio, quer dizer que minha receita está perdida? De forma alguma, você ainda tem outras opções que podem resolver esse “contratempo”, veja quais são:
- Formas de silicone.
- Recipientes de porcelana que suportem altas temperaturas.
- Refratários de vidro temperado com o selo “forneável”.
- Formas forneáveis de papel.
Além disso, caso sua airfryer tenha espaço suficiente, até mesmo panelas de barro e ferro podem ser utilizadas.
Como fazer bolo na airfryer com papel manteiga?
Ah, essa é uma dúvida da maioria das pessoas: será que pode mesmo colocar papel manteiga na airfryer? Será que não pode acabar pegando fogo por se tratar de papel? Como fazer isso da forma correta?
Bom, o primeiro passo é entender que a airfryer não tem nada a ver com o forno micro-ondas, pois são tecnologias diferentes.
Se por um lado o micro-ondas emite, de fato, ondas, por outro a tecnologia da fritadeira elétrica é totalmente a partir do processo chamado convecção.
Por sua vez, se trata do fluxo de ar quente, chegando a temperaturas altíssimas, assim como no forno comum. Portanto, materiais como o papel manteiga podem ser complementares à receita, especialmente àquelas que pedem seu uso.
O ponto de atenção mesmo está em cobrir certinho a forma, de modo a evitar que sobre material. Caso contrário você pode acabar atrapalhando o fluxo de passagem do ar quente, impedindo o crescimento ou o cozimento ideal.
E o papel-alumínio, também pode ir na airfryer?
Sim, o processo é o mesmo e ajuda muito a agilizar o cozimento, principalmente quando falamos em massas mais pesadas. Porém, atenção para que este material cubra toda a borda da forma, sem deixar sobrar, isso traz mais segurança ao uso.
6 ideias de bolo na airfryer para correr da sujeira na cozinha
Esse é o momento de conhecer algumas receitas que ficam surpreendentes em qualquer fritadeira elétrica. Afinal de contas, precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor para facilitar o dia a dia, concorda comigo?
- Bolo de chocolate meio amargo.
- Receita cremosa de bolo de fubá com queijo.
- Opção macia de bolo de milho.
- Receita fácil de bolo formigueiro.
- Praticidade com o bolo de laranja.
- Bolo de banana invertido na airfryer.
Toda receita que imaginar, é possível fazer na airfryer, e agora você já sabe mais sobre o tempo e temperatura para assar. O que ainda está esperando para fazer deliciosas e rápidas receitas?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o post para ajudar mais pessoas e até a próxima!