Massa de bolo precisa descansar?

Será que massa de bolo precisa descansar? Na realidade não precisa. Aliás, você não pode fazer isso, senão pode acabar estragando o seu bolo.

Resolvi listar aqui quais são as consequências de fazer isso e quando você pode deixar a massa descansando. Então, vamos conferir?

O que acontece se deixar a massa de bolo descansando?

massa de bolo precisa descansar

O maior vilão que impede que a massa possa descansar é o fermento em pó. Talvez você tenha esquecido de preaquecer o forno e só ligou depois de bater a massa, será que aguenta o tempo do preaquecimento?

Infelizmente não. A partir do momento em que você adiciona o fermento, ele já começa a agir na massa, isto é, já começa a crescer. No entanto, ele não tem força suficiente para continuar crescendo e precisa do calor para se desenvolver.

Se você deixar a massa fora do forno por cerca de 15 minutos, o fermento terá finalizado a sua ação e ao colocar no forno ele não crescerá mais. No final de tudo, seu bolo ficará super pesado e solado. ☹

Por outro lado, se você perceber que esqueceu de preaquecer o forno é só não colocar o fermento. Em seguida, leve a massa à geladeira para garantir que nada dê errado. Quando o forno estiver prontinho, adicione o fermento, mexa levemente e já poderá levar para assar normalmente. 😉

Portanto, muito cuidado no momento do preparo e lembre-se: as primeiras coisas a fazer antes de bater a massa é colocar o forno para preaquecer a 180º por no mínimo 15 minutos e deixar a forma untada com manteiga e farinha de trigo. Fazendo isso não tem erro!

A escolha do tipo de fermento

Você sabia que existe diferença entre os fermentos vendidos no supermercado? Falo principalmente das duas marcas mais famosas: Dr. Oetker e Royal. A marca Royal é a mais antiga e mais utilizadas pelos confeiteiros.

Esse fermento tem como principal objetivo iniciar a fermentação assim que é misturado aos outros ingredientes. Isso significa que a massa não pode ficar nem poucos minutos esperando para ir ao forno, senão tudo poderá dar errado.

Já o fermento Dr. Oetker inicia a sua fermentação somente após entrar em contato com a alta temperatura. Isso significa que se, porventura, você esquecer de preaquecer o forno não precisa se preocupar. Pode deixar a massa do bolo descansar até o momento de levar ao forno. 😉

Para ilustrar melhor o que eu estou falando, vou deixar abaixo um vídeo que explica direitinho essas diferenças. Confira!

Quando é indicado deixar a massa descansar?

Como pudemos ver, o método de preparo tradicional do bolo não permite que a massa descanse. A única maneira que pede um tempo de descanso da massa é a receita de bolo com fermento biológico. Você já tentou fazer?

Até alguns tempos atrás, ninguém fazia bolo com fermento biológico, justamente por medo de dar tudo errado. Realmente, requer muito mais cuidados e atenção do que as receitas tradicionais e, claro, demanda maior tempo de preparo.

Por outro lado, existem receitas que pedem a adição de fermento biológico + fermento em pó químico. Nesse caso, o bolo pode ir direto para o forno assim que finalizar a mistura. Eu, particularmente, acho desnecessário e até desperdício esse método de preparo. Faça somente com fermento biológico ou com fermento químico.

Na hora de preparar a massa com fermento biológico, que geralmente é o seco, você precisa adicionar um líquido morno, seja leite, seja água. É esse líquido que irá ativar o desenvolvimento do fermento seco.

Se você for utilizar o fermento fresco, o cuidado é maior ainda. Você deverá criar uma espécie de massinha e deixá-la descansando de um dia para o outro. Aí sim, poderá incorporar esse fermento desenvolvido naturalmente na massa do bolo. Muito interessante, não é mesmo?

Checklist para o bolo perfeito!

Esse checklist preparei para você que não quer NUNCA mais errar nas receitas de bolos. Pode não parecer, mas você pode estar errando na ordem dos ingredientes ou até mesmo na temperatura do forno. Siga esses passos!

  1. Coloque o forno para preaquecer a 180º por 15 minutos.
  2. Unte a forma com manteiga e farinha de trigo, ou açúcar, ou cacau em pó.
  3. Peneire os ingredientes secos para ter um bolo fofinho.
  4. Bata, primeiramente, os ovos, o açúcar e a manteiga ou óleo.
  5. Adicione aos poucos a farinha de trigo peneirada.
  6. Intercale com a adição do leite ou água.
  7. Os últimos ingredientes são: o fermento em pó e claras em neve, caso utilize.
  8. NUNCA abra o forno antes dos 30 minutos, senão a massa murcha imediatamente ou para de crescer.
  9. NÃO deixe o bolo descansando no forno depois de pronto, porque a massa poderá murchar também.
  10. NÃO coloque o bolo para esfriar em uma superfície muito fria, senão vai murchar com o choque térmico.
  11. Aguarde cerca de 15 a 20 minutos para o bolo esfriar antes de desenformar.

DICA EXTRA: não é indicado bater a massa por muito tempo. Aliás, o melhor mesmo é bater a massa na mão. Assim, não correrá o risco de solar a massa por bater muito no liquidificador ou na batedeira. 😉

Agora você já conheceu diversas dicas que poderão te ajudar muito no seu dia a dia de confeiteira. Aproveite para colocar tudo em prática o quanto antes, pois tenho certeza de que você irá amar! ♥ Compartilhe as dicas!


Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!