Hoje vou te mostrar passo a passo como preaquecer o forno corretamente. Aliás, essa é uma etapa fundamental para quem pretende não errar na receita do bolo.
Antes de levar a massa do bolo pronta para o forno, é extremamente necessário que esteja bem aquecido a uma certa temperatura. Isso fará com que o fermento comece a entrar em ação, pois reage assim que entra em contato com o calor.
Fará realmente toda a diferença para deixar seu bolo fofinho. Caso esqueça dessa etapa, o bolo poderá ficar solado e pesado. Confira a seguir como fazer esse processo direitinho + algumas dicas importantes!
Como preaquecer o forno: dicas e técnicas
1. Torne essa a primeira etapa!
Antes mesmo de começar a reunir os ingredientes e misturar tudo, ligue o forno a 180º, feche a tampa e deixe aquecendo. Torne isso um hábito, pois facilitará bastante.
Aliás, será o tempo necessário até você terminar tudo, o forno estará prontinho para receber a massa do bolo. 😉
2. Quanto tempo é necessário preaquecer?
Bom, isso vai variar um pouco de acordo com a potência do seu forno. Mas em geral, pede-se o mínimo de 20 minutos. Em 10 minutos, o forno começará a aquecer por completo.
Então, evite colocar o bolo antes dos 20 minutos para não correr risco de dar algo errado com o seu bolo. Como eu disse anteriormente, é mais ou menos o tempo que você leva para reunir os ingredientes, utensílios e misturar a massa.
3. Quanto tempo leva para preaquecer forno elétrico
No caso dos forninhos elétricos, o tempo é um pouco menor. Como tudo o que a potência da eletricidade trabalha mais rápido, esse eletrodoméstico não é diferente.
Você precisará de no mínimo 15 minutos de preaquecimento.
4. Meu forno não tem 180º e agora?
Ainda existem fornos que não têm 180º como marcação. Isso geralmente acontece em forno muito potente ou até mesmo industrial. Nesse caso, já inicia em 200º. Então, pode sim tornar um problema na hora de fazer o bolo.
Para preaquecer forno que não apresenta 180º, deixe aquecendo por 10 minutos. Se deixar o tempo total (de 20 a 25 minutos), o forno estará muito quente, o que influenciará no resultado do bolo.
Além disso, em 10 minutos estará aquecido como se fosse 20 minutos da temperatura 180º. Outro cuidado é deixar assando por no máximo 30 minutos, senão vai queimar o fundo do bolo.
5. Posso fazer o preaquecimento a 200º?
Pode sim. Isso irá ajudar a agilizar o processo. Nesse caso, será preciso deixar o forno preaquecendo por no máximo 15 minutos.
Mas lembre-se de reduzir a temperatura para 180º, pois é a temperatura ideal para assar bolos. A temperatura muito alta para assar bolos, pode prejudicar o desenvolvimento da massa.
Isso significa que poderá não crescer como você espera. Então, volte para a temperatura ideal antes de colocar a sua massa para assar. 😉
6. Cuidado com a altura da grelha
Geralmente o forno possui 2 grelhas, uma mais próxima do aquecimento e outra na parte de cima. Se o seu forno tiver 3 grelhas, utilize a do meio para assar bolos.
Caso seu forno não apresente 3 regulagens, prefira sempre a grelha de cima. Isso irá evitar que seu bolo queime no fundo. A grelha de baixo não é muito indicada, justamente por estar próxima demais do aquecimento do forno.
Além disso, a grelha de cima auxilia no cozimento mais uniforme da massa. Então, como resultado, você terá um bolo bem desenvolvido, macio e douradinho na medida! 😉
7. Nunca abra a tampa do forno
Essa é uma dica muito importante. Depois que você colocar o bolo no forno NÃO abra a tampa até atingir o tempo mínimo de 30 minutos. Eu sei que a curiosidade é maior em saber se está correndo tudo bem, mas se você abrir antes irá interromper o processo de crescimento da massa.
Como resultado, você terá um bolo murcho no centro, solado e com a massa extremamente pesada. Aí, não terá adiantado nada fazer todo o processo cuidadoso de preaquecer o forno.
8. Finalizado a receita, desligue o forno
O tempo ideal para assar uma massa de bolo é de 35 minutos, exceto algumas receitas mais líquidas como a do bolo de cenoura. Essa pede aproximadamente 40 a 45 minutos de forno a 180º.
Assim que atingir o tempo exigido na receita, desligue o forno e retire o bolo do forno. Se você deixar o bolo lá dentro, poderá influenciar negativamente na massa. Eu já vi casos em que o bolo murcha dentro do forno por conta disso.
Certifique-se de que desligou certinho o forno para que não fique eliminando gás na sua cozinha. Isso é muito perigoso!
Por fim, vou deixar aqui 5 dicas para fazer bolos perfeitos. Assim, você já terá mais um passo a passo para não errar nas suas receitas de bolo. Não deixe de conferir e compartilhe as dicas em suas redes sociais!
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!