Será que pode guardar massa de bolo crua na geladeira? Sim, você pode dar uma resfriada na massa, porém, isso deve ser feito sob alguns cuidados específicos, principalmente para manter a integridade da receita.
É fundamental conhecer alguns macetes, pois nunca se sabe se o gás vai acabar bem na hora ou se a receita vai render muito e sobrar massa, não é mesmo? Confira!
O que fazer com massa de bolo que sobrou?
Quem nunca fez uma receita de bolo diferente com bastante empolgação e acabou sobrando massa? Ou ainda o bendito gás fez o favor de acabar bem na hora que você tinha acabado de adicionar o fermento. Isso é comum e todo mundo já passou ou ainda vai passar.
Já ouvi de tudo, gente que cobriu a travessa com um pano de prato e deixou em cima da pia esperando o gás chegar. Outras pessoas que no desespero colocaram a massa que sobrou dentro do micro-ondas (desligado). Enfim, histórias de todo jeito.
Contudo, é essencial saber como agir e agir rápido. Primeiramente, grande parte do fermento em pó utilizado hoje em dia só é ativado sob o calor. Nesse caso, o calor do forno. Então, a reação só começa quando a mistura é aquecida.
“Ah, mas então eu posso deixar em cima da pia mesmo que está tudo bem!”. Nem sempre, pois se você mora em um local muito quente a massa começará a se desenvolver e aí é uma corrida contra o tempo.
O mais indicado, indiferente se o gás acabou ou se sobrou massa, é levar à geladeira. Isso mesmo. Isso ajuda a resfriar a massa e impedir que o fermento desenvolva. Conheça os cuidados:
- Certificar-se que a temperatura da geladeira não esteja no máximo, para não gelar demais a mistura;
- Posicionar a travessa ou forma com a massa na parte mais baixa da geladeira, evitando de ficar próxima da saída de ar gelado;
- Cobrir o recipiente para não correr o risco de ressecar;
- Preferencialmente assar o quanto antes;
- Não deixe por mais de 24 horas. A massa pode começar a estragar devido ao ovo e tudo mais, evite isso.
Posso utilizar a massa de bolo crua para fazer outro tipo de receita?
Sim você pode. Uma das receitas mais comuns para aproveitar a massa que sobrou é transformar tudo em deliciosos cupcakes. Isso porque ambas as receitas possuem ingredientes em comum, o que facilita bastante na hora de converter e assar no formato certo.
Para isso você pode utilizar forminhas próprias para cupcakes ou se não tiver à disposição, dá também para colocar em formas para empadinhas. Além disso, como está montando praticamente do zero, é possível usar a criatividade para criar recheios incríveis para acompanhar os bolinhos.
Se você fizer os bolinhos em tamanho padrão de cupcakes, o tempo de forno é de cerca de 20 minutos a 180°, como se fosse uma receita costumeira de bolo mesmo.
Agora, se você perceber que sobrou pouca massa crua é possível também transformar em bolo de pote, pois a quantidade de massa é bem menor que em uma receita tradicional de bolo.
Pode congelar a massa do bolo crua?
Não, não é recomendado congelar a massa de bolo crua. Isso porque a consistência da massa é totalmente alterada, perde sabor, perde estrutura, liga e não vai ficar legal quando descongelar para assar.
E isso é indiferente aos ingredientes da receita, ou seja, não importa se é uma mistura mais grossa e encorpada, o resultado pode ficar bem ruim. Portanto, se você acabou de misturar e adicionou o fermento, ou você leva à geladeira para impedir de o fermento desenvolver ou assa de imediato.
É muito mais fácil lidar com as sobras de bolo assado do que ficar correndo contra o tempo para não perder os ingredientes já colocados na receita.
Agora você já aprendeu como proceder. A verdade é que não há nada mais gostoso do que apreciar um bolo quentinho, recém assado e que você sabe do frescor dos ingredientes.
Se ficou com alguma dúvida é só deixar nos comentários. Compartilhe as dicas! 😊
Quer aprender a fazer os melhores bolos caseiros para vender?
Clique no botão abaixo e saiba mais detalhes sobre o Curso de Bolos Caseiros que tem mudado a vida de muita gente em todo o Brasil!