Não é preciso nem dizer que o bolo de sucesso depende da boa dosagem de ingredientes e de processos químicos certeiros, mas qual a função de açúcar no bolo?
O primeiro passo para fazer qualquer receita, independentemente da sua complexidade, é entender o papel de cada componente. Então, escolhi dicas únicas para ajudar você a saber tudo sobre este indispensável ingrediente. Confira!
Entenda qual a função do açúcar no bolo
Nem mais nem menos, o açúcar precisa ser na medida, mas não apenas para dar sabor à receita, como também para ajudar em sua sustentação. Ajudar na hora de estrutura a massa é apenas uma de suas funções, pois ele oferece muito mais:
- Interage diretamente com a manteiga.
- Aumenta a retenção de ar, deixando o bolo fofinho.
- Auxilia no crescimento adequado da sua mistura.
- Quando batido corretamente com a manteiga, cria a base ideal para agregar o restante dos ingredientes.
Além disso, o açúcar ajuda também na conservação dos bolos. Certamente já aconteceu de você fazer uma receita incrível, mas sobrar bolo, não é verdade? Então, se você pôde consumir o restante ao longo dos dias, saiba que deve isso ao açúcar.
Um ponto importante para lembrar sempre: por mais você que goste daquela receita doce e mais acentuada de açúcar, nunca exagere na dosagem do açúcar, sabe por que?
Porque quando há desequilíbrio entre a proporção desse adoçante com o fermento em pó, o açúcar acaba impedindo seu desenvolvimento ideal. Resultado? Potencial massa solada, já que não cresce!
Quais os tipos de açúcar disponíveis e como escolher o melhor?
Conforme a confeitaria evolui, mais ingredientes são incorporados às receitas, mais técnicas e combinações surgem. Com isso, você pode variar muito mesmo e, quando falamos em açúcar, as possibilidades são incontáveis.
Se você tem o costume de restringir o uso do açúcar apenas ao tipo cristal ou refinado, vai se surpreender com o leque de adoçantes que podem fortalecer uma receita. Sendo assim, veja algumas variações de açúcar:
- Açúcar branco refinado.
- Tradicional açúcar cristal.
- Opção de açúcar impalpável.
- Versão light que leva sacarina ou aspartame.
- Açúcar demerara.
- Versão saudável de açúcar de coco.
- Opção orgânica de açúcar.
- Açúcar mascavo.
O melhor açúcar é sempre aquele que a receita exige. Fazer substituições “às cegas” pode resultar em massas baixas, sem crescimento ou dulçor adequado. Você pode se perguntar: ah, mas açúcar não é tudo igual, sendo que são doces?
Não necessariamente e, aproveitando essa deixa, mostrarei as características de alguns tipos ideais para fazer bolo.
Açúcar refinado
Reconhecido pela sua grande capacidade de ser dissolvido, o tipo refinado pode ser usado nas mais diferentes receitas.
Porém, apresenta granulação fina demais, o que pode influenciar na estruturação da massa do bolo. Para isso é recomendado trocar pelo cristal, que oferece exatamente a formação sólida para a massa.
Açúcar mascavo
Vai fazer um bolo de chocolate bem cremoso? Então, o açúcar mascavo pode ser o tipo certo para realçar o sabor do chocolate.
Isso acontece porque o mascavo passa por um processo reduzido de processamento. Dessa maneira, características como o sabor do melado de cana e intensidade, são preservadas e potencializadas pela união ao chocolate.
Açúcar demerara
Agora, se você precisa de mais umidade em sua receita, recomendo o açúcar demerara. Com sabor mais intenso que o cristal, facilita a retenção de umidade na massa, favorecendo receitas mais cremosas e consistentes.
Portanto, a escolha do açúcar depende exclusivamente do tipo de bolo, se for bolo simples, açúcar cristal.
A receita não pode ficar ressecada de jeito nenhum? Então, aposte no demerara. Quer trazer mais sabor de chocolate e cor ao bolo? Com o mascavo não tem erro!
Ficou sem açúcar? O que posso usar para substituir o açúcar?
Assumindo que praticamente todo mundo sempre tem aquela reserva “mágica” de açúcar que nunca acaba, é difícil imaginar a possibilidade de faltar açúcar.
Contudo, caso isso aconteça não há porque se preocupar. Afinal, você pode utilizar os seguintes substitutos para o açúcar:
- Mel
- Melaço
- Estévia
- Tâmara (fruta)
- Açúcar de coco
- Xilitol
- Purê de maçã
- Purê de banana
Exagerou no açúcar? Veja como consertar uma mistura doce demais!
Na correria para juntar os ingredientes, você se dá conta de que ao invés de colocar ½ xícara de açúcar, acabou errando e lá se foi quase 1 xícara inteira. Não jogue fora ainda, pois há algumas técnicas para contornar a massa excessivamente doce:
- Coberturas cítricas resolvem: calda de laranja ou limão.
- Transforme o bolo em outra receita: utilize a massa em pavês ou bolos de pote.
- Chocolate amargo dá uma “quebrada” no doce: faça uma ganache com cacau 70% para reduzir a presença do doce.
Caso não tenha solução de fato, a ideia é servir porções menores, assim os convidados podem não notar tanto açúcar!