Meu forno não tem 180 graus: O que fazer?

Meu forno não tem 180 graus, e agora? Saiba que isso não quer dizer que você não conseguirá assar uma receita deliciosa de bolo.

Existem sim alguns cuidados para tomar, nesse caso. Portanto, resolvi listar algumas dicas super importantes para que dê tudo certo na sua receita. Vamos conferir?

Meu forno não tem 180 graus: saiba como proceder!

meu forno não tem 180 graus

Já vi pessoas desesperadas porque compraram um fogão que tem a temperatura mínima de 200º, mas a maioria das receitas de bolo pede temperatura para assar de 180º.

Mas será que é obrigatório assar em 180º? Será que pode assar bolo em 200º? Na verdade, assar bolos em 180º faz com que a massa do bolo se desenvolva lentamente, o que colabora com uma massa bem assada por dentro e crocante por fora.

Pense comigo: se você colocar uma massa no forno com temperatura muito alta, a 250º por exemplo, terá aquele choque térmico. O resultado será um bolo completamente selado por fora, crocante, mas por dentro poderá estar cru.

Mas pode sim assar bolos em 200º, desde que leve em consideração alguns aspectos:

  1. Certifique-se de que a forma está completamente untada para não correr o risco de queimar. Unte até as laterais da forma.
  2. Pré-aqueça o forno somente por 10 minutos, não mais do que isso para que não crie um ambiente muito quente, influenciando no cozimento rápido da massa.
  3. Diminua cerca de 5 a 10 minutos do tempo total. Isso fará com que seu bolo não passe do ponto e queime. Por exemplo: se a receita pede 35 minutos de forno, deixe apenas 30. Se pede 40 minutos, deixe 30 minutos.

Tomando essas precauções, tenho certeza de que seu bolo sairá perfeito, mesmo não assando em temperatura ideal de 180º. Aliás, como você pôde perceber, não existe temperatura ideal, só é preciso tomar alguns cuidados.

Técnicas profissionais para assar bolos em temperatura alta

Agora, sabia que muitos confeiteiros preferem a temperatura mais alta para agilizar a produtividade? Se uma receita convencional leva 40 minutos de forno, com uma temperatura mais alta, o confeiteiro ganha 10 minutos por receita, somente assando em temperatura alta.

Acontece que existem truques especiais que utilizam para garantir a fofura da massa e a crocância por fora. Então, recomendo que você faça o teste aí na sua casa e perceba a diferença nos bolos. Siga as dicas:

1. Coloque uma forma de água no forno

Aposto que você já ouviu falar dessa técnica. Consiste em colocar uma forma com água no andar debaixo do qual você vai assar o bolo. Isso ajuda a minimizar o calor recebido pela forma do bolo.

Como resultado, o bolo não ficará escurinho por fora, o que geralmente acontece em temperaturas muito altas. Essa dica é ideal para quem pretende fazer um naked cake para vender ou para festas. 😉

Leia também: Aprenda como fazer bolos para vender

2. Envolva a forma com papel alumínio

Essa dica funciona exatamente como a primeira. A única finalidade é controlar o calor que incide na massa. Sendo assim, corte uma cinta de papel alumínio que sirva perfeitamente para envolver as laterais da forma.

Depois, é só ligar o forno a 200º e deixar o bolo assar por no máximo 30 minutos. Quando chegar o limite do tempo, faça o teste do palito para saber se o bolo está completamente assado. 😉

Dicas extras para nunca errar na receita do bolo

O forno caseiro é sempre uma caixinha de surpresa. Por isso, é interessante que você aprenda a identificar se o seu forno está regulado. Talvez por marcar o mínimo de 200º, a potência da chama seja mais fraca. Se esse for o caso, você poderá assar um bolo tranquilamente em 35 ou 40 minutos, sem se preocupar em queimar.

Certa vez, uma amiga me contou que o marcador mínimo do forno dela era de 220º, mas que na verdade, correspondia a 180º. Por isso, vale a pena fazer alguns testes e descobrir qual é a real potência do seu forno, combinado?

Outra dica interessante é NUNCA abrir o forno antes de completar 30 minutos. Esse é o tempo ideal que a massa leva para ficar no ponto perfeito. Se você abrir o forno antes, ele perderá boa parte do calor, o que irá influenciar no tempo final de preparo do seu bolo.

Além disso, pode acarretar muitos outros problemas, como um bolo solado ou murcho. Eu sei que a curiosidade é maior, mas vale a pena esperar pelo menos esse tempo pra dar aquela espiadinha. 😉

Meu forno não tem 180 graus, o que fazer? Agora você já sabe que isso não é problema nenhum, não é mesmo? Então, vá correndo preparar a sua melhor receita de bolo caseiro. Compartilhe as dicas!